person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“Leia Uma Autora” sinaliza obras de autoria feminina vendidas na Feira do Livro de Porto Alegre

Projeto distribui marcadores para estimular a venda de livros escritos por mulheres durante a 68ª edição do evento

| Foto: BPE / Divulgação / CP

A Biblioteca Pública do Estado do RS (BPE), em parceria com a agência DZ Estúdio, está distribuindo aos livreiros marcadores para serem inseridos nas obras de autoria feminina vendidas na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. A ação integra o projeto “Leia Uma Autora”, lançado em agosto.

“O objetivo principal da ideia é chamar a atenção dos leitores e estimular a venda de livros escritos por autoras durante o evento”, destaca Zé Pedro Paz, diretor de criação e sócio da agência DZ Estúdio. Ele explica que a venda será contabilizada ao final da feira por meio do Índice #LeiaUmaAutora − um relatório com os dados de venda de livros escritos por mulheres. “Desta forma, teremos um indicador para atualizar todos os anos e dar continuidade ao projeto, incentivando ações para aumentar a representatividade”, diz.

“Vamos convidar livrarias a integrarem nossa parceria e sinalizarem em suas bancas, na Feira do Livro, as obras escritas por mulheres com a mensagem #LeiaUmaAutora. Pretendemos estimular as vendas e, ao mesmo tempo, monitorar o consumo de literatura de autoria feminina”, acrescenta Morgana Marcon, diretora da BPE.

Conheça o projeto 

"Leia Uma Autora" utiliza a tecnologia de reconhecimento de caracteres e palavras da capa dos livros. Ao acessar o site e escanear com o celular o título de um clássico da literatura escrito por um homem, é indicado um livro de uma autora com tema semelhante ou apenas uma autora.

Já são mais de 300 indicações a partir do cruzamento de obras do acervo da biblioteca, número que segue em constante atualização. O projeto iniciou com peças de mobiliário urbano, vídeo-manifesto e mídia distribuída em elevadores de Porto Alegre e ocorre no ano do centenário do prédio da BPE, abrindo uma série de iniciativas previstas para marcar a data. No Instagram, pode ser acessado por meio do perfil @leiaumaautora.

Camila Souza