person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Movimento GoEqual pede igualdade entre os gêneros no futebol

Atacante Marta se uniu à iniciativa e jogou sem patrocínio nas chuteiras nessa quinta-feira

Matha usou chuteiras da GoEqual em manifestação por igualdade entre os gêneros no futebol | Foto: Reprodução / Instagram / CP

Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem a mesma remuneração? Por causa deste protesto, foi criado o movimento GoEqual para pedir igualdade entre os gêneros no futebol e conta com a atacante Marta na linha de frente da campanha.

Na partida contra a Austrália, nessa quinta-feira, pela Copa do Mundo Feminina, a jogadora chamou atenção pelas chuteiras pretas sem qualquer patrocínio, apenas com um símbolo de igualdade em azul e rosa, que faz parte da iniciativa. 

"O que poderia ser só um acessório esportivo se tornou instrumento de manifesto. As chuteiras de @martavsilva10 pro jogo da #FIFAWWC hoje foram um protesto silencioso pedindo equidade salarial para nossas atletas. Equidade é algo pelo qual devemos todas e todos lutar. Afinal, somos iguais", diz a iniciativa. 

Falta de proposta à altura

Martha comentou que decidiu jogar sem patrocínio na Copa do Mundo Feminina por causa da falta de uma proposta realmente boa de marcas como Nike, Adidas e Puma, mesmo tendo sido eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa. 

Já a campanha da GoEqual luta, exatamente, para que mulheres recebam o mesmo salário que grandes astros masculinos, como Cristiano Ronaldo, em propagandas esportivas. 

"O futebol é o esporte com mais audiência do mundo. Patrocínios milionários. Recordes celebrados. Ícones imortalizados. Seria um esporte completo, se as seleções femininas recebessem a mesma importância do que as masculinas. Enquanto isso não acontece, nossas vozes não se calam", diz a publicação da GoEqual no Instagram. 

No jogo contra a Austrália, Marta marcou um dos gols da seleção brasielira e se tornou a primeira atleta a fazer gol em cinco mundiais diferentes, além de ter se igualado ao alemão Miroslav Klose na artilharia da competição com 16 gols. 

Lou Cardoso