person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Novo destino

Centro de triagem da Vila Pinto, bairro Bom Jesus, Porto Alegre. | Foto: Alina Souza

Em um curto espaço de tempo, as lixeiras da minha residência tornam-se cheias. Abarrotadas. A produção de lixo disparou nos dias de pandemia, sobretudo a dos resíduos sólidos. Objetos da indústria passaram a ocupar um espaço maior dentro do cotidiano.

Abro a porta do apartamento e lembro que não estou sozinha. Os vizinhos transportam várias sacolas aos contêineres. A cidade inteira, o país, o mundo. A conta se multiplica. Quase não tem fim. Haverá lugar para tantas montanhas de detritos?

As imagens dos centros de reciclagem me devolvem esperança. Enquanto descarto plásticos, garrafas e papelões, torço para que tais substâncias sejam reaproveitadas da melhor forma possível e contribuam para sonhos, recomeços.

Com carinho, lavo, separo, preparo o material que poderá ter um novo destino. Penso nas mãos que irão tocá-lo: preocupo-me em não feri-las. Nos centros de triagem, pessoas perspicazes revertem a realidade do descarte. Lidam com embalagens, resquícios das coisas, pedaços de histórias e, em meio aos retalhos foscos, conseguem encontrar algo de intacto brilho.

Alina Souza