person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chile e Peru decidirão se a Bolívia poderá participar da Conferência

Correio do Povo do dia 25 de janeiro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Delegação peruana que participou da Conferência de Washington. | Foto: CP Memória

O conflicto entre o Chile e o Perú - Bolívia poderá participar da conferencia

Washington, 24 - Tudo indica que a questão da participação de Washington, entre chilenos e peruanos, para a solução do conflicto de Tacna e Arica, será resolvida apenas pelos dois paizes interessados na questão. Si o Chile e o Peru consentirem em deixar que a Bolivia compareça á conferencia, os Estados Unidos convidal-a-ão. 

Lima, 24 - O encarregado de negocios dos Estados Unidos esteve em demorada conferencia com o presidente da Republica, tratando da troca de notas entre o Chile e o Peru a respeito da mediação do presidente Harding para a solução do conflicto chamado do Pacifico.

DIVERSAS

Novo jornal - Annuncia-se para breve o apparecimento, em Bagé, de um jornal sem côr politica e que terá o apoio da Associação Commercial daquella cidade fronteiriça. Serão seus proprietarios os srs. Hildebrando Rodrigues, Claudionor Borges de Abreu e dr. Caio de Carvalho e redactor o advogado dr. Gonçalo Marinho. 

Reclamação - Moradores da rua Redempção, quadra entre as ruas 7 de Abril e Cancio Gomes, pedem-nos para reclamarmos, contra o estado de abandono em que se acha aquella via publica no referido trecho. As sargetas têm aguas estagnadas exhalando um fetido insupportavel, necessitando portanto de uma limpeza, principalmente agora, que atravessamos a estação calmosa, em que a decomposição de detritos se faz rapidamente. 

Construcção de um quartel em Caxias - A Intendencia Municipal de Caxias acaba de adquirir, por compra, um terreno situado a oeste dessa cidade, isto é, nas proximidades da estação da Viação Ferrea, para o fim de ser ali construido o quartel destinado ao alojamento da força federal que, por determinação do governo e em consequencia da recente organisação do Exercito, irá aquartelar em Caxias. O aludido terreno foi comprado pela impôrtancia de 20:000$000 e pertencia ao sr. Gervasio Roccaro, proprietario ali residente.

TELEGRAMMAS

O Quintão 

O “Quintão” não é, como em geral se pensa , numa praia nova, ou de localisação geographica duvidosa. Ao contrario, trata-se de um excellente balneario frequentado desde ha cerca de quinze annos por dezenas até centenas de veranistas que procuram um seguro refugio contra a canicula das cidades. De facto, varias razões militam em favor da preferencia dispensada á praia do “Quintão” e dellas citaremos entre outras: Trata-se do ponto de veraneio maritimo mais proximo da capital do Estado e distante apenas quatro leguas da villa de Palmares. As viagens podem por conseguinte, ser feitas, de sol, a sol, com a despesa minima de 30$000 por pessoa, partindo os viajantes nos vapores da Empresa Dreher, que trafegam até Palmares; e fazendo o trajecto entre esta villa e o “Quintão” quer em automoveis, quer em diligencias . O Hotel Quintão offerece aos hospedes alimentação farta e amplas accomodações e um bom serviço de criadagem, como attestam os veranistas as principais qualidades do balneario. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de janeiro na história

1875 - Inauguração regular de vapores entre Liverpool e Manaus. 
1919 - Aprovada a criação da Liga das Nações.
1923 - Borges de Medeiros assume o governo do Rio Grande do Sul pela quinta vez, ocasionando guerra com a oposição, liderada por Assis Brasil.
1928 - Getúlio Vargas assume a presidência do Rio Grande do Sul. 
1990 - Morre a atriz Ava Gardner. 

Renato Bohusch