person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hidroplano do aviador De Lamare cai de um guindaste em Rio Grande ficando inutilizado

Correio do Povo do dia 2 de novembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Hidroplano do aviador De Lamare caiu de um guindaste em Rio Grande. | Foto: CP Memória

Raid Rio-Buenos Aires 

Rio Grande, 1 - Sabbado ultimo, quando o Hydroplano M 9 Bis, com o qual o aviador De Lamare empreendera o raid Rio-Buenos Aires era suspenso pelo guindaste do armazem n. 6, para ser recolhido ao mesmo, resultou rebentar o estropo do arame que sustentava o apparelho. Este caiu sobre o caes, de uma altura superior a dois metros, ficando muito damnificados a banca e o castello. Nada soffreram o motor, a helice e as azas. De Lamare recebeu, no Rio de Janeiro, offerecimento de outro apparelho, para proseguir o raid daqui a Buenos Aires, rejeitando, porém. Voltará elle a Capital Federal, no primeiro vapor do Lloyd Brasileiro, afim de concertar o apparelho, pretendendo dentro de dois mezes realizar novo raid. O accidente que succedeu ao aviador De Lamare tem sido muito lamentado.

DIVERSAS

Raid aereo Rio-Bueno Aires -Conforme telegramma que publicamos em nosso serviço telegraphico, sabbado ultimo, na occasião em que o apparelho com o qual o aviador Virginius De Lamare realisava o raid Rio-Buenos Aires era içado por um guindaste do novo porto do Rio Grande, caiu de uma altura de mais de dois metros, ficando muito damnificado. O aviador patricio em telegramma dirigido ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, participou a s.exc., que não poderá, por esse motivo, proseguir no seu raid Rio-Buenos Aires. Respondendo a esse telegramma, o dr. Borges de Medeiros expressou ao aviador De Lamare o seu pesar, pelo desastre que assim, depois de vencidas as maiores difficuldades, veio interromper o longo raid, sem comtudo, conforme declarou s. excia., diminuir em nada o merito do arrojado piloto. Attendendo a uma solicitação do mesmo capitão-tenente, o presidente do Estado telegraphou hontem aos agentes do Lloyd Brasileiro e da Costeira, no Rio Grande, autorisando-os a fornecer passagens de primeira classe, até o Rio, por conta do Estado, ao aviador e seu auxiliar, bem como transporte para o respectivo apparelho. Conforme despacho de S. Paulo que publicamos em nosso serviço telegraphico, o aviador paulista Edu Chaves teria iniciado o raid Rio-Buenos Aires. A sua partida dali para aqui estava annunciada para hontem ou hoje. Nesta capital já se acha a gazolina necessaria para abastecer o apparelho em que viajará Edu Chaves.

TELEGRAMMAS

O regresso dos reis belgas

Lisboa, 1 - O couraçado brasileiro São Paulo, a cujo bordo regressam os soberanos belgas que haviam ido em visita ao Brasil, encontra-se a 360 milhas de distancia daqui, esperando-se que elle chegue ás 8,30 horas. Os jornaes portuguezes publicam extensos artigos apresentando bôas vindas a suas majestades.

Lisboa, 1 - Por motivo da chegada dos reis belgas foi decretado feriado nas repartições publicas.

Lisboa, 1 - O trem conduzindo o rei Alberto partiu ás 21 horas e 20 minutos. O ministro dos extrangeiros e o ministro da Belgica acompanham o soberano até á fronteira.

Lisboa, 1 - Pouco depois do embarque da rainha e do principe Leopoldo, o couraçado S. Paulo levantou ferro.

Lisboa, 1 - Á sua entrada no Rio Tejo, o couraçado brasileiro S. Paulo, foi saudado por todos os navios de guerra. Os soberanos belgas desembarcaram na praça do Commercio, sendo ali recebidos pelo presidente da Republica e pelos ministros de Estado, commissões do Senado e da Camara dos Deputados, diplomatas e autoridades civis e militares e enorme multidão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de novembro na história

1906 - Trotsky é condenado à deportação para a Sibéria.
1913 - Nascimento de Burt Lancaster, ator norte-americano.
1948 - Harry Truman é reeleito presidente dos EUA.
1956 - Crise de Suez: Israel ocupa a Faixa de Gaza.
1978 - Criação do Comitê Brasileiro pela Anistia. 
1998 - Morte de Jovelina Pérola Negra, cantora e compositora brasileira.

Renato Bohusch