person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Imprensa inglesa pressiona para país ser firme em negociação com Alemanha sobre reparos de guerra

Correio do Povo do dia 1º de março de 1921, terça-feira, noticiava:

Parte da produção da Alemanha foi exigida nas reparações aos aliados. | Foto: CP Memória

A conferência de Londres

Londres, 27 - Os jornaes londrinos fazem um appello ao governo para se manter firme perante a Allemanha. O “Morning Post” diz que os annaes da França e da Grã-Bretanha registrarão a semana proxima em letras de ouro. Si os inglezes perdessem a energia - accrescenta - os francezes seriam capazes de decidir a questão por si sós, obrigando a Allemanha a ouvir a voz da razão. Por sua vez, o “Times”, referindo-se aos trabalhos da conferencia diz ser indubitavelmente que a Allemanha resistirá ás deliberações dos alliados sobre as reparações. Accrescenta o referido jornal que para a solução da questão é indispensavel a união da França e da Inglaterra.

Berlim, 28 - O Gabinete approvou as contra-propostas que a delegação allemã apresentará á conferência de Londres.

DIVERSAS

Nova linha de navegação - O sr. Gado Gappaglia, residente em Buenos Aires e possuidor de alguns vapores, pretende estabelecer uma linha de navegação entre aquella cidade platina e esta capital, para o transporte de cargas. Atracou, ante-hontem, a este porto, em viagem de experiencia, o vapor “Quinto”, pertencente áquelle industrial, e que trouxe para a firma F. Bento e Cia. 5.000 sacos de farinha de trigo. É este o primeiro carregamento de farinha que aqui chega após a prohibição de sua expportação pelo governo argentino. O sr. Gado Gappaglia é proprietario, como acima dissemos, de varios vapores, dentre os quaes os denominados “Terceiro” e “Quarto”, e que serão empregados na nova linha de navegação.

Abastecimento d’agua do Rio Grande - O governo do Estado, em decreto datado de hontem, approvou as clausulas do contracto a celebrar-se entre a Intendencia Municipal do Rio Grande e a Secretaria da Fazenda, “ad referendum” da Assembléa dos Representantes, para mais um emprestimo de mil contos para as obras complementares de abastecimento d’agua da cidade.

Guerra do Paraguay - Faz hoje 51 annos que com a derrota e morte de Francisco Solano Lopes, terminou a guerra do Paraguay, na qual se cobriram de gloria as armas brasileiras.

Escriptorios da Viação Ferrea - Consta aos jornaes de Santa Maria que o escriptorio da diretcoria da Viação Ferrea será transferido para esta capital.

TELEGRAMMAS

Contrato theatral

Caxias, 28 - O maestro cav. Paolo Lazzini, que ha pouco regressou da Italia, aceitou um contrato com a empreza theatral Apollo, da firma Bergmann & C. , não aceitando o offerecimento de uma empreza de Pelotas. Os seus admiradores desta cidade ficaram satisfeitos com a preferencia dada pelo professor Lanzini ao theatro caxiense.

As consequencias do augmento de tarifas da Viação Ferrea

Passo Fundo, 27 - A “Época”, jornal que aqui apparece, em sua ultima edição, publica, sob o titulo “Effeitos das tarifas”, uma relação de 53 estabelecimentos industriaes deste municipio, constantes de engenhos de serrar e fabricas de caixão, os quaes fecharam, em consequencia do augmento das tarifas da Viação Ferrea. O mesmo jornal promette ainda publicar nova relação de outros estabelecimentos que acompanharão aquelles.

O Reichstag recomeça os seus trabalhos

Berlim, 28 - O Reichstag recomeçou os seus trabalhos. Foram discutidos os orçamentos dos ministerios do Trabalho e do Interior. O ministro da primeira dessas pastas declarou que o numero dos sem trabalho na Allemanha attinge a 430.000.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 1º de março na história

1811 - Criação do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. 
1870 - Solano López morre em combate, acabando a Guerra do Paraguai.
1910 - Marechal Hermes vence Ruy Barbosa na eleição presidencial. 
1921 - Alemanha recusa acordos sobre as reparações de guerra. 
1945 - Morre Anne Frank, autora do diário sobre o holocausto. 
1967 - Estreia do programa de humor da Família “Trapo”, da TV Record. 

Renato Bohusch