person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Irregularidades na Alfândega de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 9 de janeiro de 1924, quarta-feira, noticiava:

| Foto: CP Memória

Desfalque na Alfandega desta capital

Em varias noticias publicadas, temos nos referido ás graves irregularidades occorridas na Alfandega desta capital irregularidades estas descobertas após o incendio criminoso ali verificado. Varias foram as medidas tomadas pelo dr. Genulpho Freire. O delegado fiscal nomeou uma commissão para proceder a balanço nos livros caixas da Alfandega. Esta commissão acaba de terminar o seu trabalho, tendo procedido a um completo e minucioso balanço em virtude do qual apurou um desfalque pelo qual é responsavel o 3º escriptuario da mesma Alfandega, Joel Carlos Espindola que, interinamente servia como thesoureiro da mesma repartição fiscal. O dr. Genulpho Freire tem feito communicações ao titular da Fazenda.

DIVERSAS

“Album dos bandoleiros” - Foi-nos offerecido hontem o “Album dos Bandoleiros”, editado por Barreto-Araujo, directores do conhecido magazine porto-alegrense “Kodak”. A capa, bem desenhada, alem do titulo, contém a seguinte legenda: “Revolução Rio-Grandense - 1923”. Em ponto grande e com muita nitidez, illustram a primeira página do “Album dos Bandoleiros” os clichés do candidato da opposição rio-grandense, dr. J.F. de Assis Brasil, e do pacificador do Rio Grande, o illustre titular da pasta da Guerra, general Setembrino de Carvalho. “O nosso depoimento”, que occupa as cinco paginas que se seguem, é o historico da revolução, desde os seus primordios até o pacto de 14 de dezembro, feito o assignado pelos autores da obra. Nas setenta e tantas paginas de que se compõe-o “Album dos Bandoleiros” figuram cerca de 300 photographias de chefes e soldados revolucionarios, episodios de factos guerreiros, plantas dos logares e que se feriram os mais sangrentos combates, etc. “Album dos Bandoleiros” está sendo vendido a 10$000.

Reclamação - Moradores da avenida Redempção reclamam contra os abusos dos automoveis andarem pela Alameda que margeia a avenida Redempção, o que constitui um perigo para os transeuntes. Urge portanto, que uma providencia seja tomada.

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Hamburgo, 8 - O tribunal extraordinario condemnou os communistas revolucionarios de outubro pela seguinte maneira: o chefe, a dez annos de reclusão, e outros, á dezoito mezes e a sete annos, pelo crime de traição. Os restantes accusados foram sentenciados a menos de um anno pelo uso de armas prohibidas.

Adhesoes ao fascismo

Roma, 8 - O directorio do partido fascista inscreveu nesta agremiação politica o senador Pitaco, o ex-governador da Somallia, sr. Rivert, e cinco outras personalidades. O mesmo directorio convidou a Federação Provincial de Aeronautica a obter um aeroplano por cada Provincia e ennunciou que, da sua parte, offereceria um apparelho a que poria o nome de Mussolini.

Divergencia entre bolchevistas

Riga, 8 - O jornal russo “Pravda” publica um artigo em que ataca o commissario Trotzki, accusando-o de semear discordias no seio dos bolchevistas e de ter abandonado o programma traçado pelo seu camarada, sr. Lenine.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de janeiro na história

  • 1858 - Criação do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, Primeira Escola para adultos no Brasil.
  • 1908 - Nasce a escritora francesa Simone de Beauvoir.
  • 1939 - Presidente Roosevelt escreve carta elogiando Getúlio Vargas.
  • 1941 - Nasce a cantora Joan Baez.
  • 2000 - Morre o fundador do Partido Liberal Álvaro Valle.

Renato Bohusch