person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Partido Social Democrata da Suécia critica execução de revolucionários russos

Correio do Povo do dia 13 de maio de 1922, sábado, noticiava:

O governo do soviet executou 87 socialistas revolucionários russos. | Foto: CP Memória

O problema russo - Revolucionarios executados pelo governo do soviet

Stockolmo, 11 - O partido social democrata da Suecia, de que é chefe o primeiro ministro, sr. Branting, enviou ao governo do soviet da Russia um protesto contra o acto desse governo executando 87 socialistas revolucionarios russos que, no dizer dos bolchevistas, haviam ameaçado as instituições vigentes. Os socialistas revolucionarios, contra cuja execução o principal partido da Suecia protesta, haviam sido presos em fevereiro, para serem julgados pelo Tribunal Revolucionario, e eram membros do Comitê Central do partido socialista Revolucionario da Russia e outras figuras de destaque do mesmo partido, acusados todos de estarem envolvidos em planos de assassinato de Lenine e Trotsky.

DIVERSAS

O Uruguay e o Centenario - O jornal “La Defensa”, de Montevidéo, dirigido pelo senador Justino de Arechaga, commentando a approvação feita pela Camara dos Deputados do projecto que autoriza a concorrencia do Uruguay á nossa Exposição Nacional, diz o seguinte: “Em virtude da concorrencia do Uruguay á Exposição Internacional e Industrial que se realisará no proximo Centenario da independencia Brasileira, no Rio de Janeiro, suscitou-se hontem, na Camara dos Deputados, um interessante debate historico, no qual se poz em evidencia a cordialidade de relações entre o nobre povo brasileiro e o nosso, recordando ao mesmo tempo, a lembrança sempre respeitosa que temos sabido guardar pela memoria do esclarecido barão, que se chamou do Rio Branco, o qual interpretando a explosão de sentimentos do seu povo e prestando culto ao amor e á solidariedade das nações, se encarnou no Tratado de Limites, pelo que Mirim e Jaguarão, podiam ver retratadas nas suas limpidas aguas a bandeira da patria. Hontem mesmo se approvou o projecto definitivo da ponte internacional que ha de se extender sobre o rio Jaguarão, o que constituirá um vinculo mais, de união entre ambos os paizes. Ao Brasil nos une, ainda mais, a lembrança dos sacrificios comuns nas horas da liberdade”. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Um novo acidente impede o proseguimento da travessia

Rio, 12 - Os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, caindo ao mar, foram salvos pelo navio inglez “Paris City”, ás 2 horas e 45 minutos da tarde de hontem.

Rio, 12 - Causou grande consternação a noticia do desastre dos aviadores, regosijando-se a população com a confirmação de terem sido salvos, pelo vapor inglez “Paris City”. O commandante do cruzador “Republica” radiographou confirmando que Sacadura Cabral e Gago Coutinho foram salvos e recebidos a bordo daquelle navio. Tudo indica que o apparelho esteja perdido. 

S. Paulo, 12 - Informam de Fernando de Noronha que o cruzador “Republica” deverá chegar ali amanhã, conduzindo ao seu bordo os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho. O apparelho ficou completamente inutilizado; está-se, porém, trabalhando para o salvamento do motor. Rio, 12 - O hydro-avião foi recolhido pelo vapor “Paris-City”, em alto-mar deante dos rochedos de S. Paulo e S. Pedro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de maio na história

1808 - Criação da Imprensa Régia.
1888 - Após a aprovação pelo Senado, a princesa Isabel sanciona a Lei Áurea, com a libertação de 600 mil escravos.
1928 - Nasce a cantora Angela Maria.
1942 - Criação do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública).
1981 - Papa João Paulo II leva três tiros em atentado no Vaticano. 

 

Renato Bohusch