person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reconhecimento do governo soviete russo passa por dificuldades na Conferência de Gênova

Correio do Povo do dia 12 de maio de 1922, sexta-feira, noticiava:

A Conferência de Genova acabou não reconhecendo o governo dos sôviete. | Foto: CP Memória

Aggravam-se as difficuldades da conferencia de Genova 

Roma, 10 - Os membros do governo, leaders parlamentares e representantes dos paizes extrangeiros tem a opinião dominante de que a Conferencia de Genova encerrará os seus trabalhos sem que seja reconhecido o governo do soviet da Russia, pelos alliados. Faz-se notar que, emquanto a Russia appella para o auxilio do extrangeiro, os seus delegados em Genova sustentam uma attitude muito pessimista com relação aos motivos em que se baseiam os alliados, para procurar os meios para o reconhecimento do governo do soviet e ajudar a Russia na sua reconstrucção. As declarações do delegado russo, sr. Rachewsky, diz que a Russia está disposta a negociar tratados separados com as nações. 

DIVERSAS

Anniversario da morte de Padre Cacique - Passa, amanhã, o 15º anniversario do fallecimento do virtuoso padre Joaquim Francisco de Barros. Por esse motivo, a administração da Sociedade Humanitaria Padre Cacique mandará celebrar missa na capella do Asylo de Mendicidade, ás 9 horas, depois da chegada, ali, do trem que parte da estação do Riacho. Como nos annos anteriores, officiará no acto o conego Chrispim J. de Campos Chagas, que prestará, assim, mais uma homenagem á memoria do caridoso sacerdote. 

Associação Riograndense de Imprensa - Terça-feira ultima reunida, em sessão ordinaria, a directoria desta Associação. Entre os diversos assumptos tratados, constava uma carta do nosso collega dr. Luiz Coelho d Silva, solicitando o apoio da Associação para uma exposição dos jornaes deste Estado, que pretende fazer no Rio de Janeiro, por occasião da Exposição Nacional do Centenario. 

A repatriação dos despojos de Araujo de Porto Alegre - Membros da colonia rio-grandense no Rio, reuniram-se, sob a presidencia do senador Vespucio de Abreu na Sociedade Rio-Grandense, para tratar das homenagens que devem ser prestadas á chegada dos despojos mortaes do immortal poeta rio-grandense Manoel de Araujo Porto Alegre, barão de Santo Angelo. 

TELEGRAMMAS

A viagem de Santos Dumont a Paris 

Paris, 11 - A vinda do sr. Alberto Santos Dumont a esta capital tem outro fim, além de presidir ao proximo Congresso de Dirigiveis e tomar parte no “meeting” aviatorio de Borget. Outro objectivo tem a sua viagem: é apagar os ultimos vestigios de afastamento entre o illustre engenheiro brasileiro descobridor da dirigibilidade e um dos primeiros conquistadores dos ares e o paiz onde fez as suas felicissimas experiencias com balões dirigiveis e aeroplanos. Santos Dumont foi uma das muitas victimas da febre da espionagem que irrompeu, como uma verdadeira epidemia, desde os primeiros momentos da grande guerra. O descobridor tinha a sua “villa” perto de Deauville, com uma plataforma que dava para o mar e onde havia sido installado um telescopio. Sabe-se agora que o grande aviador havia sido suspeito de espionagem. O resultado de investigações feitas a respeito, veio demonstrar a absoluta falta de fundamento das suspeitas contra o engenheiro brasileiro.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de maio na história

1913 - Nasce o cantor Jamelão.
1940 - É inaugurado o autódromo de Interlagos. 
1959 - Inauguração do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP).
1997 - Rússia e Chechênia assinam tratado de paz.
2001 - Morre Didi, jogador e técnico de futebol, campeão do mundo em 1958 e 1964, autor do primeiro gol no estádio do Maracanã. 

 

Renato Bohusch