person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Representante alemão alega que exigências dos Aliados não são razoáveis

Correio do Povo do dia 27 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

O sr. von Simons e a delegação da Alemanha na Conferência de Paris. | Foto: CP Memória

A Allemanha e os alliados - Declarações do sr. von Simons

Belim, 26 - O sr. von Simons, discursando na reunião do Conselho Economico do Imperio hoje realizada, declarou que os allemães estavam dispostos a cumprir lealmente as obrigações relativas ao desarmamento, porém, dentro de prasos mais razoaveis. Não se deve recear ataque de nossa parte, pois estamos militarmente despojados de tudo. O sr. von Simons censurou, a seguir, certas exigencias militares da Entente cujo fim real - disse - era o de paralizar a industria allemã, notadamente o que concerne a motores Diesel e a divulgação dos productos chimicos secretos, tão vasta é a extensão dada a expressão material da guerra. As propostas relativas ás reparações são o resultado final das lutas ardentes, tendentes a satisfazer ás necessidades dos adversarios. Devemos, portanto, estabelecer uma contra proposta de maneira a podermos chegar a um entendimento.

DIVERSAS

Cooperativa de consumo dos operarios de Porto Alegre - No salão “Ruy Barbosa”, sito á rua Casemiro de Abreu, esquina da rua Esperança, realisar-se-á, hoje, ás 8 horas, como já noticiamos, mais uma sessão de assembléa geral da cooperativa de Consumo dos Operarios de Porto Alegre. Entre outros assumptos de impportancia, tratar-se-á nessa assembléa da eleição da directoria que deverá reger os destinos da Cooperativa.

O carvão nacional - Realisou-se, hontem, a sessão de assembléa dos accionistas da Companhia Hulheira de Capivary, para tratar da sua constituição e installação da mesma. Foram apresentadas, na reunião, amostras retiradas dos afloramentos e nas quaes se verificou que o carvão é de optima qualidade. Pelas provas praticas demonstrou este combustivel que é igual ao melhor similar nacional conhecido. Quanto á subscripção do capital, foi todo ele coberto, superando o seu inicial que é de 200 contos de réis. Installada a nova empreza carbonifera, iniciará dentro de pouco tempo os trabalhos de abertura de seu primeiro posto.

TELEGRAMMAS

Pintor rio-grandense

Antonio Prado, 26 - Está nesta villa, a passeio, o professor Pedro Weingartner, conhecido pintor rio-grandense, o qual pretende reproduzir em télas paisagens deste municipio, principalmente das nossas cascatas.

A data de 24 de Fevereiro

Soledade, 26 - A data da promulgação da Constituição foi aqui solemnemente commemorada. No theatro 13 de Junho houve uma sessão civica tendo sido nas repartições publicas hasteado o pavilhão nacional.

A producção do trigo no Rio Grande do Sul

S. Paulo, 26 - A proposito do ultimo relatorio do inspector agricola do Rio Grande do Sul, dizendo que a producção do trigo nesse Estado é de 1.093.000, o dr. Gomes do Carmo escreve um artigo no “Correio Paulistano”, mostrando o valor incalculavel dessa producção. Diz o articulista que a União está agindo com verdadeiro acerto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de fevereiro na história

1910 - Raios X são utilizados em uma cirurgia pela primeira vez. 
1932 - Nascimento da atriz Elizabeth Taylor.
1933 - Incêndio do Reichstag, em Berlim, possibilita a escalada de Hitler. 
1940 - Circula o primeiro ônibus movido a gás, no Rio de Janeiro.
1985 - Prisão de Cabo Bruno, ex-PM, autor de mais de 50 mortes.
1994 - Criação da URV (Unidade Real de Valor)

O dia 28 de fevereiro na história

1933 - Foge da Alemanha o dramaturgo Bertold Brecht.
1935 - Morre a compositora Chiquinha Gonzaga. 
1945 - Getúlio Vargas anuncia eleições gerais no país. 
1957 - Criação de Furnas. 
1985 - Ulysses Guimarães é eleito presidente da Câmara Federal. 
1986 - É assassinado o primeiro ministro da Suécia Olaf Palme. 

Renato Bohusch