person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Represente de empresa do carvão se reúne com presidente do estado contra aumento de tarifas

Correio do Povo do dia 20 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

As tarifas da Viação Férrea tornaram inviável o frete do carvão nacional. | Foto: CP Memória

As novas tarifas da Viação Ferrea

Acha-se nesta capital o dr. Amaro Bello da Silva, engenheiro-chefe da Mina de Rio Negro, situada no municipio de Bagé, e de propriedade da empreza Miguel Vinhas e Cia. Ele veiu apresentar ao Dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, um memorial relativo ás novas tarifas da Viação Ferrea, na parte referente ao frete do carvão nacional. A empreza da mina de Rio Negro allega, que com os novos fretes se torna impossivel o transporte, por via-ferrea, daquelle combustivel. Quasi todo o carvão produzido pela referida mina é consumido em Pelotas; pela nova tarifa, o frete por tonelada de carvão de Rio Negro a Pelotas será de 38$600, excedendo, assim, o custo actual daquelle combustivel, que é de 22$400 por tonelada e tornando assim impossivel a concurrencia com o carvão de outras procedencias. A empreza Rio Negro, onde trabalham cerca de 300 operarios, suspendeu os trabalhos, até nova ordem.

DIVERSAS

A nacionalisação da pesca - A bordo do vapor “Itapuhy” regressou hontem, do Rio Grande, o sr. Amadeu Alegria, consul interino de Portugal, que por ordem do governo portuguez havia ido áquella cidade tratar da repatriação dos pescadores portuguezes que não quizeram sujeitar-se á lei da nacionalisação da pesca. Pelos ultimos vapores da Companhia Costeira já seguiram para o Rio, quarenta e tantos pescadores, tendo o sr. Amadeu Alegria tratado com a Mala Real Ingleza o embarque dos restantes pescadores, em numero de cincoenta e oito, o qual deverá ser feito pelo vapor “Demerara” a sair do Rio de Janeiro, no dia 3 do proximo mez de março. Do Porto do Rio Grande até á capital da Republica, os pescadores portuguezes irão pelo vapor “Sirio”, a sair nos primeiros dias da proxima semana. Quer na Mala Real, quer no Lloyd Brasileiro, o sr. Amadeu Alegria obteve abatimento no preço das passagens para os compatriotas.

Objectos perdidos - Na gerencia desta folha está depositada 1 caderneta com apontamentos, encontrada no armazem á rua Demetrio Ribeiro, 201.

TELEGRAMMAS

O movimento grevista

Rio, 19 - A policia maritima prendeu na Ilha dos Ferreiros um operario que procurava perturbar a ordem entre os trabalhadores que não quizeram adherir á parede.

Desastre na Escola de Aviação

Rio, 19 - O 1º tenente da Armada Fernando Muniz Guimarães, ferido num desastre que occorreu hontem na Escola de Aviação, na Ilha das Enxadas, submetteu-se a exame radiologico, sendo constatado um ferimento na espinha dorsal. Recolheu-se ele á Casa de Saude Dr. Eiras, afim de receber tratamento conveniente. Seu estado não é alarmante. Outro official tambem ferido, o tenente Savaget, acha-se em estado lisonjeiro. 

O Brasil na exposição de Londres

Rio, 19 - A Sociedade Nacional de Agricultura, em resposta a um officio do Ministério da Agricultura declarou-se pronta a auxiliar aquelle Ministerio na organisação da representação do Brasil á Exposição de Borracha. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de fevereiro na história

1827 - Durante a batalha do Rosário morre o Barão do Cerro Largo.
1941 - Correios Aéreos Militar e Naval fundem-se no CAN - Correio Aéreo Nacional. 
1946 - Greve em São Paulo mobiliza mais de 100 mil pessoas contra a carestia e o arrocho do esforço de guerra. 
1978 - Torturas no Brasil são investigadas por delegação do Vaticano.

O dia 21 de fevereiro na história

1865 - Morre em Porto Alegre o escritor Félix Xavier da Cunha.
1901 - Proclamação da República de Cuba. 
1945 - A FEB vence a batalha de Monte Castelo, na II Guerra.
1965 - Assassinato do líder negro Malcolm X, em Nova Iorque. 
1966 - A França abandona a OTAN. 
1991 - Morre a bailarina Margot Fonteyn. 

Renato Bohusch