person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Libération fala por mim














O senado votou a destituição da presidente de modo bastante contestável colocando fim, sem passar pelas urnas, a 13 anos de gestão do Partido dos Trabalhadores.

(...)


A jovem democracia brasileira não sai engrandecida desse processo cansativo e bastante contestado, que durou nove meses.


(...)

Ironia do destino: enquanto um bom terço dos senadores e mais da metade dos deputados são acusados ou suspeitos de delitos, Dilma Rousseff não foi condenada por corrupção, mas por acrobacias contábeis empregadas impunemente por seus antecessores. Daí o sentimento de injustiça.
(...)

Outros se sentiram ameaçados pela luta contra corrupção que a presidente de esquerda se gaba de não ter tentado entravar. O próprio PT a abandonou ao desautorizar sua principal carta para salvar o mandato: consultar a população para antecipar as eleições presidenciais.

(...)

Ao tirar 35 milhões de brasileiros da pobreza, o PT parecia ter vencido sua aposta. Mas a conjuntura mudou e a isso se somou a corrupção na qual o partido, antes defensor da honestidade, afundou. A direita, que nunca o perdoou ter chegado ao poder, explorou essa brecha para pedir a saída de Dilma Rousseff.