person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Por trás da Feira

Como acontece a curadoria da programação infantojuvenil da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre

66ª Feira do Livro de Porto Alegre não acontece na Praça da Alfândega | Foto: Alex Rocha/PMPA/CP

Vocé já se perguntou como é feita a programação e aescolha dos autores e livros que participam da feira? Olhando por outra perspectiva, de quem está dentro do planejamento, são vários representantes que debatem sobre o que será feito. O evento conta com uma diversidade de agentes mediadores do livro e da leitura infantojuvenil, onde todos têm vez e voz. Vai muito além de uma seleção de nomes e organização de bancas, ressaltando a importância de humanizar e valorizar profissionais que dedicam tempo e conhecimento a trabalho da cultura e educação.

Vários representantes das comunidades escolares e literárias são ouvidos, como a Secretaria Estadual da Educação, bibliotecários e professores. A prefeitura de Cachoeirinha, que tem parceria com Câmara Rio-Grandense do Livro, conta com um representante na comissão curadora. Isso sem falar nos responsáveis pela contação de histórias, pelo agendamento das escolas e pela ilustração dos livros infantis. Quem nos fala sobre os bastidores é a coordenadora Infantil e Juvenil da feira, Sônia Zanchetta.

Quais os critérios de avaliação?

Ouvir essas comunidades, estar bem informado sobre as publicações, o que o mercado está publicando e a qualidade literária. Nós avaliamos, também, a questão da participação desses autores e autoras em outros eventos literários, outras edições da Feira do Livro. Também a questão da representatividade, sobretudo, negra e indígena, principalmente, na questão da autoria. E, além da questão da autoria, também, das temáticas com a cultura afro-brasileira e indígena nas obras. Dentro deste leque de critérios, a gente chega dentro das possibilidades de orçamento.

O que é a tal da qualidade literária?

O livro infantil é composto por essa hibridez de linguagens, então, nós avaliamos a qualidade textual e, também, a ilustração e, por fim, o projeto editorial dessas obras.

Como é a organização da Feira do Livro?

A feira é organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro e seus mais de 140 de associados entre editores, livreiros e distribuidores

Fale um pouco sobre a história da Feira do Livro

A primeira Feira do Livro aconteceu em 1955, na Praça da Alfândega e seu primeiro patrono foi Alcides Maya. A sua primeira patrona, Maria Dinorah, só foi escolhida na 35ª edição. A primeira edição nasceu da parceria entre editores do Rio Grande do Sul, livreiros e do apoio do jornalista Say Marques, na época, diretor-secretário do Diário de Notícias.

2005 - Declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

2006 - Recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República.

2010 - Foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

Ketelin Gomes / UniRitter