person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sobre a alegria de estar vivo



Fazemos com a maioria das coisas, nesta vida: só aprendemos a dar a valor ao quase perdê-las. E isto inclui a própria vida.

Queremos ser rápidos. Precisos, objetivos, decisivos, compromissados. Vitoriosos. A cada minuto damos passos largos, calculados, bem pensados em direção às conquistas materiais que planejamos. E tornamos a desatenção, assim como a amnésia calculada, a rotina que esquece os olhares mais importantes que nos cercam. Os toques de mãos e lábios fundamentais. E desprezamos o essencial num discurso de que toda renúncia de hoje será recompensada no futuro.

Então prosseguimos. E acostumamos.

Mas tudo tem seu preço.

De repente, sem nos darmos conta, algo está errado. E as péssimas notícias chegam numa avalanche. É o teu pulmão, o teu coração, o teu corpo. A tua mente. E nada mais será como antes.

Ou, sendo mais trágico - mas a tragédia nos anda banal -, de repente você, se for brasileiro, encontra alguém que te dá um tiro para levar teu celular. Ou o teu carro. Ou te dá um golpe e desaparece com todas as tuas economias. Ou leva alguém que você ama.

Então a gente ouve lá no fundo da alma aquela música: "eu devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Eu devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se por".

É. A gente sempre pensa nessas coisas depois.

Estar vivo é um desafio. Saber viver é outro, ainda mais complicado.

O que é saber viver?

Não há uma receita. Não vou dizer "abra a janela, sorria, cante com os passarinhos e beije o seu amor". Não. Há quem more nalgum lugar sem janelas, há quem esteja com problemas graves de audição e só imagine como cantam os passarinhos. E há quem esteja sozinho sem um amor para beijar.

Cada um definirá o seu saber viver. Cada um terá a sua própria receita. Suas próprias respostas.

Porém, há uma chave.

A cada vez que abrir os olhos, após o teu sono, comemore a alegria de estar vivo. E, a partir desse instante, viva. Com alegria. Com a intensidade que todos os instantes da tua vida merecem.

"Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração".

Eu comemorei acordar hoje. Estou vivo. Então quero comemorar com vocês, por isso escrevi.

Boa quinta!