Rubens Barrichello está de novo com a cara para o vento. O brasileiro fez seus primeiros treinos na australiana Fórmula S5000, categoria com motorzões V8 que abre seus trabalhos na temporada 2019-2020. Rubinho curtiu o brinquedão, um chassis Ligier com motor V8 de 560 cavalos, tudo sancionado pela FIA com performance para não ficar muito longe de um Fórmula 2.
"O carro é muito potente, então foi bem legal de dirigir", destacou Barrichello. "Foi bacana sentir o vento na cara de novo, já que tenho guiado carros de turismo nos últimos sete anos", lembrou. "Me senti como um guri novo", completou Rubinho.
O brasileiro ainda serviu como embaixador da categoria, ao puxar os tapumes do seu carro em evento que também anunciou que a S5000 será a corrida suporte do GP da Austrália de Fórmula 1, no ano que vem. Não há confirmação, contudo, de que ele estará naquele grid ou fará o certame completo.
Por enquanto, será esta prova na ensolarada Phillip Island contra outros 12 concorrentes, todos de renome nas pistas australianas. O mais conhecido deles, Matthew Brabham, jovem piloto que correu as 500 Milhas de Indianápolis há alguns anos.
Em busca de inovação, a S5000 inventou moda para a definição de grid. Após o qualify, quem tiver o melhor tempo vai escolher em que posição do grid larga numa corrida classificatória. Essa posição será invertida numa segunda prova de classificação e, aí sim, com a média dos resultados será formado o grid da corrida para valer. Foi você quem não entendeu, não fui eu que não entendi...
Bernardo Bercht