person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bottas vence corridinha, mas Verstappen largará na ponta de Monza em pesadelo da Mercedes

Hamilton largou mal e partirá apenas em quarto, com sérias dificuldades de ultrapassar

Finlandês comandou prova em que deu tudo errado para o companheiro | Foto: Miguel Medina / AFP / CP

Depois da sexta perfeita, o sábado foi um pesadelo completo para a Mercedes em Monza. Valtteri Bottas até venceu a Sprint Race com facilidade, mas Max Verstappen chegou em segundo e vai largar na ponta, já que o finlandês sofrerá punições por troca de motor. Lewis Hamilton largou muito mal e chegou apenas em quinto, complicando muito sua vida no campeonato, agora cinco pontos atrás do holandês.

Com a tática de trocar o motor de Bottas, o time alemão conseguiu facilitar ainda mais a vida da Red Bull, que terá Verstappen puxando a fila do grid. Hamilton será apenas o quarto na parelha, e de novo vai largar do lado sujo da pista. O lado sujo que castigou o britânico, com uma arrancada horrorosa nesse sábado.

A Mercedes patinou e viu as duas McLaren e Pierre Gasly dispararem na frente. Hamilton chegou a ser sexto. Só não foi porque a AlphaTauri danificou o bico na traseira do carro de Daniel Ricciardo. Na curva seguinte, Gasly saiu de frente e bateu no muro.

Depois disso, a prova na turma da frente foi uma procissão, um problema complexo em Monza, quando todos os carros estão na mesma condição de pneus. A asa móvel não faz muita diferença, pois todos já usam pouca asa e, além disso, um grande túnel de vácuo nunca permite os carros mais de trás aproveitarem a trilha do carro imediatamente à frente. Tudo se compensa, e ninguém passa.

Então, apenas Sérgio Perez e Fernando Alonso deram alguma animada na corrida. Primeiro, o espanhol passou Sebastian Vettel, com bem mais ação em sua Alpine. Depois, Perez se engalfinhou com Lance Stroll, Alonso veio para a festa e o mexicano levou a melhor para ser nono. Stroll ainda conseguiu segurar a Alpine para fechar em 10º, com o bicampeão finalizando em 11º.

Na briga mais importante, Hamilton comboiou Norris a corrida toda. O problema é que a McLaren também é o carro mais rápido de reta de todo o fim de semana. Mesmo com asa, bateria cheia, MGU e a força do ódio, o britânico não conseguiu sequer esboçar um ataque nas freadas.

Bottas então, venceu protocolarmente, com Verstappen dois segundos atrás bem faceiro. O terceiro foi Daniel Ricciardo, que terá uma chance de ouro, largando em segundo no domingo. Norris e Hamilton vão compor a segunda fila.

Bernardo Bercht