person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ferrari segue no comando dos testes, Verstappen mostra potencial da Red Bull no Bahrein

Magnussen usou pneus macios e sessão-extra da Haas para fazer melhor marca da semana

Espanhol fez melhor tempo com folga | Foto: Giuseppe Caccace / AFP / CP

Mais um dia de testes, mais um dia de Ferrari puxando a fila em velocidade e ritmo. Carlos Sainz foi o mais rápido durante o dia e cravou 1min33s532 após 60 voltas no circuito de Sakhir o Bahrein. A novidade do dia é que a Alpine finalmente resolveu acelerar, liderando pela manhã com Esteban Ocon, assim como a Red Bull que, apesar do sobrepeso, disse que Verstappen obteve boas voltas "sem forçar".

Marcou também o retorno de Kevin Magnussen com a Haas. E o dinamarquês ainda fez uma graça à noite, já que o time teve a chance de andar uma hora a mais que as outras por ter ficado com os equipamentos presos num atraso de voo para os Emirados Árabes.

Com as temperaturas bem mais baixas e o asfalto já emborrachado, a Haas mandou o VF22 com pneus C4, macios e pouca gasolina. Magnussen foi lá e anotou 1min33s207, a melhor marca da semana. Claro, num cenário muito mais favorável que todos os outros.

Verstappen, por sua vez, anotou 1min34s011 e foi o segundo melhor da sessão oficial, após 86 voltas completadas. Ainda protagonizou um belo duelo com Sainz, ambos testando a turbulência dos novos carros durante a disputa de posição. Atrás dele, Lance Stroll num stint curto com a Aston Martin, que segue tendo um ritmo não tão convincente nas simulações de corrida.

Demorou um tempão para achar um acerto favorável, o W13 quicou como nenhum outro no asfalto, mas no fim das atividades Lewis Hamilton subiu para o quarto lugar com a Mercedes. Ainda assim, usou o composto mais macio, C5. O britânico relatou que o carro está instável e segue na luta contra o "porpoising".

O sexto foi Esteban Ocon, que andou com o A522 pintado todo rosa pela primeira vez. Será a identidade para as duas corridas de abertura. E o colorido diferente trouxe também atitude diferente. Pela primeira vez a Alpine usou compostos macios C4 numa volta rápida. Durante um stint de sete passagens, Ocon anotou 1min34s276 e foi o mais rápido pela manhã.

O time francês, depois de ver que o carro anda, também mediu quando o carro para. À tarde, fizeram um teste de pane seca e Ocon provocou uma bandeira vermelha rápida. Ainda voltou no fim para fazer 111 voltas, uma boa quilometragem.

Atrás dele, a McLaren, que teve problema duplo. O maior deles, freios superaquecendo. O time terá de esperar peças novas para ver se a falha é solucionada. Enquanto isso, estava limitada a stints de no máximo cinco voltas. Além disso, Daniel Ricciardo pegou Covid-19, o que obrigará Lando Norris a fazer todos os dias de teste.

Yuki Tsunoda teve um dia discreto sempre de tanque cheio com a AlphaTauri. Foi quem mais andou, com 120 voltas e o décimo tempo. Ficou à frente de Valtteri Bottas, que teve problemas eletrônicos na Alfa Romeo e de Mick Schumacher, que também deu apenas 25 voltas na Haas, antes de uma falha. A Williams teve dor de cabeça com o carro de Nicholas Latifi parando em chamas após apenas 12 voltas. Um dia posto no lixo e muito para reparar antes da última sessão no Bahrein.

Bernardo Bercht