Interlagos terá a maior prova de carros clássicos de 2019 no próximo fim de semana. Com pilotos de todo Brasil e pesado reforço gaúcho, o autódromo paulista terá aquele gostinho da era de ouro com Opalões, Maveckos, Chevetteiras, Fusquetas invocadas, Passatões e demais possantes que marcaram época.
Já são 50 carros pré-inscritos para o evento, que contará com duas provas na manhã e tarde de sábado. As corridas terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, com geração de imagens pela MasterTV/CATVE. A prova continua o sucesso da 1ª edição da Gold Classic, ocorrida em novembro de 2018, em Cascavel, iniciativa do narrador e piloto Luc Monteiro e de Edson Massaro.
Conforme o Blog do Passatão, de Niltão Amaral, serão oito times totalmente gaúchos na pista: a equipe Brazauto, de Cachoeirinha, terá dois carros no grid, o Passat Flecha #3 de Niltão Amaral (Sapucaia do Sul) e o Uno Bala #39 de Cleiton Krause (Porto Alegre); O Gol Trovão #33, também da Lacombe Motorsport (Viamão) terá Roberto Lacombe na pilotagem (Porto Alegre); O Fiat 147 #40 tem os pilotos (Tiago Schaedler e Josimar Ribeiro) e equipe (Fórmula Uno Racing) oriundos de Canoas; o Escort #48, preparado pela RS Racing de Viamão, terá o também viamonense Paulo Weber dividindo o cockpit com Sérgio Rocha (Porto Alegre).
Já Fernando Brock, do Bianco #69, é oriundo de Novo Hamburgo, bem como sua equipe, a Eltz Racing; o Opala #71 6 cilindros de Giuliano Giacomazzi forma o único conjunto totalmente portoalegrense, com a equipe Pieretti Race; e por fim, Ivoti também estará representada com Leovaldo Petry e seu Maverick V8 #302, preparado pela também ivotiense equipe Project Motorsport.
Em dois dos carros haverá mescla entre equipe ou piloto se outros estados. É o caso do Gol #22 da equipe gaúcha Lacombe Motorsport (de Viamão/RS), que terá como piloto o paranaense Juliano Bastos, em contrapartida ao piloto gaúcho César Cardoso (Canoas/RS), gaúcho que embarcará no Passat #30 da equipe paulista JR Motorsport. Se considerarmos a naturalidade, e não a residência, teríamos 11 representantes entre carros e pilotos, uma vez que Mauro Kern, apesar de radicado em São Paulo, é gaúcho de nascença, mas além de morar em SP, corre com a Puma #12 preparada pela equipe paulista HT Guerra.
Monteiro, o idealizador da "brincadeira", não economiza otimismo para lotar o retão de Interlagos: "Não tenho dúvida que teremos 60 carros formando esse grid".
Bernardo Bercht