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Verão

Especial

Pirelli critica equipes da Fórmula 1 por uso errado do pneu e altera estrutura para Hungria

Foto Pirelli Motorsport Media / CP


A Pirelli salientou que também é responsável por não buscar interromper as práticas arriscadas das equipes junto à FIA e salientou a necessidade de implantar regras para evitar as falhas de segurança. Também enfatizaram que a explosão dos pneus traseiros mostradas na Inglaterra não tinha qualquer relação com as delaminações de pneus durante o começo da temporada.

Na análise "pitleinica", parece lógica a conclusão da Pirelli, até mesmo pelo que o engenheiro Gary Anderson já havia demonstrado nas zebras de Silverstone. Num circuito de alta velocidade, os responsáveis técnicos das equipes resolveram saltar com um paraquedas projetado para 10 mil metros de altura, de uma altura muito maior, digamos uns 30 mil metros. E ainda enrolaram o equipamento ao contrário.  Foi pedir para não funcionar! Enquanto as manchetes se horrorizaram com os cinco pneus estourados,  o mais incrível, na verdade, é que 17 carros conseguiram chegar até o fim sem problemas de pneu, apesar das práticas de acerto fora do recomendado em todos os times!

Confira a íntegra da nota:

Milão, 2 de julho de 2013 - A Pirelli, depois de uma análise cuidadosa dos pneus usados ??durante a corrida em Silverstone, observou que as causas das falhas podem ser atribuídas aos seguintes fatores, que atuaram em conjunto com os outros:

1) inverteu a montagem das rodas traseiras, ou seja, a colocação do pneu para a direita em vez de à esquerda, e vice-versa, nos carros envolvidas na quebra. Os pneus fornecidos este ano têm uma estrutura assimétrica e não são projetados para serem intercambiáveis. Os lados dos pneus são construídos de modo a suportar tensões de natureza diferente entre o interior e o exterior. A inversão dos pneus compromete, em certas condições, a funcionalidade ideal. Em particular, a parte externa é projetada para resistir às tensões graves que se desenvolvem principalmente em curva num circuito tão difícil como Silverstone, com curvas rápidas para a esquerda e alguns freadas particularmente agressivas.

2) a adoção de pressão dos pneus muito baixa ou, pelo menos, mais baixo do que os fornecidos pela Pirelli. A subinflada ajuda a torná-lo ainda mais frágil em condições estressantes de utilização dos pneus;

3) a adoção de ângulos de camber  "empurrado" (não achei uma tradução melhor);

4) freadas particularmente agressivas em curvas rápidas, como Curva 4 em Silverstone, palco da maioria das fissuras, que não estão envolvidos coincidentemente o pneu traseiro esquerdo.

Os únicos problemas que ocorreram antes de Silverstone foram amarrados exclusivamente à delaminação que foi fenômeno totalmente diferente. A Pirelli se comprometeu a resolver a delaminação propôs a todas as equipes para tirar os testes de pneus do Canadá e disponibilizou-os para Silverstone. A delaminação foi então resolvido pela Pirelli com os testes de laboratório, através da introdução de uma substância adesiva, de modo a assegurar uma melhor ligação entre o piso e a carcaça. O problema da delaminação, por conseguinte, não pode ser de qualquer forma ligada à ruptura que ocorreu no GP Britânico.

À luz destes resultados, a Pirelli salienta que:

1) a inversão dos pneus é uma prática que tem sido ignorado por todos, em primeiro lugar, pela Pirelli, que não impediu a adoção;

2) de forma semelhante, a subinsuflação cambagem e empurrado, no qual a Pirelli não tem qualquer controlo, são escolhas que, sob certas condições pode ser perigoso. Para este fim, a Pirelli pediu à FIA que, no futuro, os parâmetros relevantes são objecto de verificação precisa. A empresa também propôs que a aplicação destes parâmetros é controlado por um delegado;

3) em linha com o que a empresa sempre afirmou a gama de pneus, de 2013, se usado corretamente, não põe em risco a segurança dos motoristas, mas tem todas as características de segurança exigidos pela FIA.

À luz do apurado, é essencial que o uso de tais pneus sofisticados e desempenho, tais como as previstas para 2013 é regulamentada e controlada de perto pela Pirelli mesmo, que, para garantir o funcionamento ideal precisa receber da equipe em tempo real tudo os dados de base, tais como ângulos de pressão, temperatura e curvatura. Na pendência da inclusão de uma disposição que permite o acesso do fabricante de pneus a tais informações, essencial para o desenvolvimento e gestão de pneus na corrida tão sofisticado, para garantir a máxima segurança durante as próximas corridas, a Pirelli propõe a FIA FOM, equipes e pilotos:

1) a provisão para o GP da Alemanha, a evolução dos pneus de 2013, cuja confiabilidade já foi comprovada na prática, no Canadá e representa a resposta ideal para as características técnicas da pista no Nurburgring. Em particular, o conjunto de pneus traseiros, que será fornecida para o GP da Alemanha domingo, 7 jul são caracterizadas por uma construção em Kevlar, que substitui o aço de estruturas presentes, e a reintrodução da correia 2012, de modo a assegurar a estabilidade máxima e durabilidade. Dado que estes pneus são assimétricas, será expressamente proibida inversão. Os pneus dianteiros irá, contudo, permanece inalterada.

2) A partir do Grande Prêmio da Hungria e para as seguintes raças, a introdução de uma nova gama de pneus. Os novos pneus será estrutura simétrica e recursos para garantir a máxima segurança, mesmo nas condições atuais, ou seja, sem a disponibilidade do fornecedor dos dados necessários para o bom funcionamento dos pneus mais sofisticados, como o de 2013. Os pneus que serão utilizados pela GP da Hungria juntar as características das estruturas dos compostos prestazionalità de 2012-2013. Em essência, os novos pneus irão ter uma estrutura, a construção e as correias a mesma que em 2012 asseguraram a máxima segurança e desempenho. Os compostos usados ??serão aqueles que vão trabalhar durante 2013 voltas garantidas mais rápido e mais amplo. Estas especificações, de acordo com a Federação, será desenvolvido em conjunto com as equipes com carros de 2013 Silverstone 17-19 julho em uma sessão dedicada aos melhores pilotos no contexto do teste de jovens pilotos programada. Esses testes irão contribuir para o desenvolvimento definitivo da nova gama de pneus, dando à equipe a capacidade de realizar a configuração apropriada dos carros.

"O que aconteceu em Silverstone foi completamente inesperado e é a primeira vez que ocorreu em mais de um século de história do esporte da Pirelli - disse Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli -. Estes episódios, o que resultou, principalmente o nosso profundo pesar, ditada pelas mudanças que propusemos, nós introduzimos o livre próxima sexta-feira na Alemanha. É importante ressaltar a disponibilidade da Federação, a FOM, as equipes e pilotos para ajudar a encontrar soluções imediatas para o problema. Em particular, a introdução de testes de inverno, concordou com a FIA, mais adequado para o desenvolvimento dos pneus, além da capacidade para realizar testes durante a temporada com os carros do campeonato atual, vai ajudar a garantir que os pneus com mais e mais recursos de segurança e desempenho . Reitero que o produto, de 2013, usado corretamente, é totalmente seguro. A experiência de Silverstone no entanto, leva-nos a pedir para ter acesso completo aos dados, a fim de garantir o bom desenvolvimento e uso de pneus tão sofisticado quanto aqueles que tenham solicitado e capaz de fornecer tais desempenhos elevados (garante os tempos de volta mais baixos de mais de dois segundos, em média). Esperando para mudar as regras, então reintroduzir gestão pneus mais fácil.