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Verão

Especial

Red Bull apresenta carro mais extremo da nova F1, com assinatura de Newey

RB18 aposta em suspensão diferenciada e desenho de assoalho agressivo para defender título de Max

Projeto leva ao extremo o desenho da nova F1 | Foto: Lluis Gene / AFP / CP

A Red Bull e Adrian Newey mandaram a famosa "banana" para a concorrência e o novo regulamento da Fórmula 1. O RB18, escondido no lançamento oficial, veio à tona nesta quarta-feira em Barcelona, e deixou todo mundo de gamela escancarada com sua agressividade e ousadia. Limite da regra e da engenharia são apelidos para o carro com o qual Max Verstappen vai defender seu título.

Na dianteira, o RB18 já dá seu recado com um nariz bem estreito e esculpido, ainda com o famoso "biquinho Newey" pintado de preto à frente da área amarela. A asa tem um ângulo de ataque mais neutro que o da Mercedes e tenta passar ar para o assoalho que vai ter um papel essencial neste design malucão.

A suspensão é a segunda pull-rod a aparecer na temporada, como a McLaren. Só que a Red Bull empacotou tudo bem melhor, com menos área frontal, que costuma ser o grande problema desta opção para fixar as rodas ao chassis.

Então chegamos aos elementos que quebraram a internet... A Newey adotou um conceito similar ao da Alpine, que forma uma espécie de assoalho duplo na área traseira. Só que o RB18 é muito mais agressivo na empreitada. As tomadas de ar laterais tem o estilo quadrado visto na AlphaTauri, mas com um recorte mais aerodinâmico que forma uma colher e conduz os fluxos para a área interna do carro e a parte superior do difusor.

O assoalho é todo esculpido atrás dos pontões que capturam ar para os túneis de venturi geradores de efeito solo. O recorte na tomada de ar é tão intenso que a fibra de carbono estrutural ficou exposta em preto, sem pintura, embaixo da lateral carenada em si, com o novo patrocinador do time.

Tudo foi tão compactado ali, que os elementos de motor, refrigeração etc tiveram que ser montados numa linha vertical e o santantônio, normalmente muito afilado na Red Bull, é mais largo. Essa turma toda se combinar e é harmonizada por uma barbatana sobre o capô de medidas econômicas.

Na vista traseira, por fim, fica bem claro o pseudo-assoalho duplo. A chamada "beam-wing", a asinha inferior do aerofólio traseiro, é bem mais larga que outros carros e forma o que parece um segundo difusor. É a saída de ar lá das entranhas da segunda camada geradora de downforce. O aerofólio, em si, também impressiona, com um desenho que mescla a forma em W com uma área central bem mais plana.

O projeto todo precisa funcionar, claro. Mas assim como a Ferrari, a Red Bull impressiona pela ousadia e detalhamento, ambas com conceitos diferentes. A otimização da Mercedes terá de ser muito boa para, com seu projeto mais conservador, superar as rivais.

Bernardo Bercht