person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tony Kanaan e Matheus Leist detalham últimos ajustes para qualify da Indy 500

Tony e Matheus apostam em largar na metade de cima do grid


As 33 vagas mais cobiçadas no grid de qualquer corrida do mundo serão decididas neste sábado. Trinta e cinco pilotos vão tentar um lugar nas 500 Milhas de Indianápolis, entre eles três brasileiros: os campeões Hélio Castroneves, Tony Kanaan e o estreante Matheus Leist. Foi o guri de 19 anos que, enquanto acertava os últimos ponteiros na garagem da equipe, deu uma palhinha do que espera de sua primeira experiência naquelas míticas quatro voltas que definirão seu avanço para a largada oficial.

"Aqui não adianta fazer uma volta só no máximo, são quatro passagens dando tudo que o carro e os pneus têm para oferecer", explicou o piloto de Novo Hamburgo. "Na verdade são até cinco voltas, pois tem a preparação quando sai dos boxes e, aí, precisa já entrar na primeira acelerando o máximo e no limite extremo", definiu.

Apesar de experimentar pela primeira vez um treino no formato, o cronômetro deixa Leist confiante. "O carro está bom, confortável de guiar. Para lutar lá na frente, precisaria ganhar mais uma ou duas milhas de média", detalhou.

A equipe A. J. Foyt Racing ainda avalia o último acerto fino, mas para Leist o importante é conseguir um ritmo constante. "Para ir mais rápido já teria que mudar algumas coisas no carro e podemos perder o que conseguimos", explicou.

"Um top 15 é o plano principal, mas estamos na briga perto do top ten. O Tony, por exemplo, deve ficar entre 11º e 7º", projetou. "Mas o treino que vale as posições mesmo é amanhã!"