person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Verstappen atropela expectativas de disputa e crava pole do GP da Austrália de Fórmula 1

Ferrari vinha mostrando potencial, mas ficou de novo longe do holandês da Red Bull

| Foto: AFP

Max Verstappen destruiu qualquer expectativa de disputa e cravou a pole-position para o GP da Austrália, neste sábado, com 1min15s9. O holandês voltou a sobrar muito a bordo da Red Bull, na busca pelo escore perfeito numa temporada de Fórmula 1. Enquanto ninguém faz nada para barrar a vantagem da Red Bull, Carlos Sainz se esforçou, espremeu a Ferrari, mas ficou mesmo em segundo a quase três décimos de distância. O terceiro será Sérgio Perez, novamente enxergando o colega de luneta e apenas porque Charles Leclerc errou e desistiu da sua volta final.

Ainda assim, o monegasco foi quinto. Teria boa margem para as duas McLaren, mas acabou deixando a vaga para Lando Norris; que superou Oscar Piastri, no GP caseiro do coleguinha de laranja mecânica. Eles acabaram sem sofrer muita pressão da Aston Martin, já que Lance Stroll errou o esse de alta na melhor volta do pneu e Fernando Alonso, na primeira tentativa saiu da pista e danificou seu assoalho. Na segunda, nem teve chance. Ficaram mesmo com o nono e décimo lugares.

George Russell aproveitou para subir a Mercedes para o sétimo posto, num fim de semana horrível do W15. O carro da equipe alemã piora a cada corrida, mostrando que ainda não encontraram um caminho. Lewis Hamilton acabou cortado no Q2, com o 11º tempo. Foi atrapalhado na última curva, mas se ele tivesse passado, Russell é que teria ficado na degola. Nenhuma margem para fugir do meio do pelotão...

A surpresa e destaque do treino acabou sendo Yuki Tsunoda, que carimbou a RB Junior em oitavo lugar. Massacrou Daniel Ricciardo na terra do canguru. O australiano vai largar apenas em 18º, após errar e ter sua melhor volta deletada no Q1.

No meio do pelotão, o abismo foi gigante e na turma do resto Alex Albon carimbou a solitária Williams herdada do companheiro Logan Sargeant no 12º lugar. Valtteri Bottas ficou em 13º, no seu melhor treino com a Sauber; à frente de Kevin Magnussen na Haas. Esteban Ocon teve a alegria rara de tirar a draga da Alpine do Q1, mas parou no 15º posto. Excelente, para a máquina que tem.

Nico Hulkenberg, Pierre Gasly formam os outros degolados do Q1. O último será Guanyou Zhou, que destruiu sua asa dianteira e não fez uma boa volta na outra Sauber.

Bernardo Bercht