person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Verstappen faz a pole do GP da Áustria, mas Leclerc vem na cola com a Ferrari

Decisão do primeiro lugar foi no detalhe, em dia marcado por péssimo desempenho da outra RBR, de Perez

Sexta de opostos na RBR, com Max brilhante, Sérgio desapontador | Foto: Joe Klamar / AFP/ CP

Mais um texto de classificação da Fórmula 1 que começa do mesmo jeito! Max Verstappen cravou a pole-position para o GP da Áustria, neste sexta-feira, com 1min04s391. Só que o domínio Red Bull mais uma vez diminuiu um pouco. Charles Leclerc ficou a  40 milésimos de largar na frente e vai formar a primeira fila com uma Ferrari voltando à forma, na pista em que venceu no ano passado. Carlos Sainz provou esse ponto com o terceiro lugar, enquanto a outra RBR teve mais um qualy desastroso com Sérgio Perez.

A briga do top 10 teve como destaque ainda Lando Norris, mostrando potencial com a nova aerodinâmica da McLaren. Ele já fez até melhor com o carro velho, porém, e o time terá de evoluir em corrida para aproveitar o bom posto de largada.

O festival de voltas deletadas começou no Q1, e até Max Verstappen perdeu a sua. Perez teve a primeira do que seriam quatro voltas excluidas pelos mesmos erros entre as curvas 9 e 10, mas no fim das contas passou.

Apesar do bom trabalho com um carro complicado, Yuki Tsunoda acabou como primeiro degolado na AlphaTauri. Foi 16º e por apenas 20 milésimos não avançou. Guanyuou Zhou de Alfa Romeo, Logan Sargeant de Williams, Kevin Magnussen de Haas e Nick de Vries foram os demais do fundo do pelotão. Valtteri Bottas se escapou com a outra Alfa, apesar de ter rodado e provocado uma bandeira vermelha.

O Q2 mostrou principalmente que a Aston Martin não encontrou um bom acerto, numa pista que não tem pontos fortes de tração, exatamente uma das qualidades do carro britânico. Ainda assim, Fernando Alonso e Lance Stroll chegaram no Q3 com esforço.

Quem não chegou, num desempenho patético, foi Perez. O mexicano foi alertado por seu engenheiro, podia fazer uma volta de segurança com a ótima performance da RBR, mas errou três vezes. A trinca de voltas deletadas rendeu o 15º posto no grid. Agora, são cinco provas sem ir ao Q3 e menos corridas na definição do top 10 que Nico Hulkenberg! O alemão, por sinal, colocou a Haas lá de novo!

Os outros degolados foram George Russell e Esteban Ocon, ambos com voltas excluídas, mas já estavam no limite para avançar. Alex Albon voltou a ser heroico com a Williams e passou!

Veio a definição da pole e Verstappen já cravou 1min04s5. Mas a volta não seria suficiente para o primeiro lugar. Na segunda tentativa, veio 1min04s391. Leclerc fez muito esforço, chegou a ter setores bem melhores, mas um errinho na entrada da última curva definiu o segundo tempo. Sainz veio em seguida, perto do colega de Ferrari.

Norris foi rápido o dia todo e emplacou o quarto lugar à frente de Hamilton. A Mercedes ia bem no primeiro setor de alta, mas perdeu bastante no miolo. O britânico acabou empurrando as Aston Martin. Lance Stroll, num momento raro do ano, foi o sexto à frente de Alonso, claramente desconfortável. O oitavo foi o leão mor de treino Hulkenberg, seguido da Alpine de Pierre Gasly e de Albon.

Bernardo Bercht