person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Verstappen vence GP do Brasil antológico e cheio de alternativas

Holandês levou a melhor em duelo com Hamilton, que ainda foi superado pelo inesperado Gasly no fim

Corrida cheia de alternativas terminou com holandês na frente | Foto: F1 - Divulgação CP

Max Verstappen venceu uma corrida para a história da Fórmula 1, em Interlagos. A prova teve de tudo, inclusive Lewis Hamilton com um carro destruído batalhando lado a lado com o inesperado Pierra Gasly. O piloto da Toro Rosso chegou em segundo na base da tática e com ajuda dos safety cars. Mas segurou a poderosa Mercedes na sua melhor corrida no Mundial.

Hamilton fecharia o pódio, mas o terceiro lugar ficou com Carlos Sainz da McLaren, depois de largar em último. O britânico acabou punido pela batida no fim com Alex Albon.

A largada teve Hamilton saltando forte e superando Vettel por fora. Verstappen arrancou um pouco pior, mas conseguiu manter a liderança. No meio do pelotão, Charles Leclerc deu show, escalando dez posições nas primeiras voltas.

Começou uma mistura de desabalada perseguição com xadrez tático entre os dois primeiros. A Red Bull era mais rápida nas voltas iniciais, mas a Mercedes conservou mais pneus e, antes da janela para dois pits, Hamilton começou a descontar diferença. Aí, tentou o pulo do gato, antecipando sua parada. O undercut funcionou, e foi ajudado ainda por uma liberação de box equivocada da Williams, que atrapalhou Verstappen.

Só que o holandês veio com tudo, abriu asa móvel e passou. Hamilton também usou a asa e na passagem seguinte deu o troco. Um duelo de gigantes, o futuro e o presente da Fórmula 1. De repente, a Mercedes perdeu um pouco de potência, foi o suficiente para Verstappen liderar e abrir um pouco. O problema, possivelmente eletrônico, foi corrigido e a luta retomada.

Vettel ensaiou parar uma vez a menos, com pneus médios. Liderou enquanto dava, até que a confiança em acabar a corrida terminou e ele foi aos pits. A briga, então, era entre Charles Leclerc e Valtteri Bottas pelo quarto posto. Bottas não conseguiu passar, apesar dos pneus bem mais novos e acabou tendo problemas mecânicos. Parou na reta oposta e causou um safety car.

Hamilton arriscou ficar na pista e assumir a ponta. Verstappen parou e trocou para borracha macia. Veio a relargada, Hamilton tentou espremer, mas a Red Bull foi melhor na tangência. Verstappen na liderança. O hexacampeão ainda tentou dar o troco na reta oposta, botou por fora, mas faltou pneu para se manter lado a lado.

Mais atrás, Vettel vacilou e foi superado por Alex Albon. O tailandês queria mais e também apertou para cima de Hamilton. As Ferrari chegaram e se embolara. Vettel vacilou ao atacar Albon e Leclerc foi para cima. Passou. Na reta seguinte, as duas Ferrari se tocaram e implodiram suas corrida. Vettel com pneu traseiro furado, Leclerc com a suspensão dianteira quebrada.

Novo safety car, com três voltas para acabar. Hamilton com os pneus esbagaçados, foi para o box e caiu para quarto. Pierre Gasly assumiu o terceiro lugar, num pódio completo de "Red Bulls".  Só que tinha a relargada. Hamilton veio possuído e passou Gasly. Ainda pensando em vencer, o britânico se atirou no bico de pato. Botou lado a lado, mas Albon fechou a porta e bateram. A Toro Rosso recuperou o segundo lugar.

Hamilton, com a frente toda destruída não desistiu. Foi para cima na volta final, buscou de todos os lados. Veio a última curva, a Mercedes ficou por dentro, Gasly tracionou melhor por fora e ambos foram lado a lado rumo à bandeirada. Gasly fechou em segundo para a dobradinha Honda por menos de meio carro. Lá na frente, sem saber de confusão, Verstappen venceu com ímpeto e méritos.

O quarto lugar ficou com Kimi Raikkonen, finalmente voltou aos pontos pela Alfa-Romeo, seguido de Antonio Giovinazzi. O sexto foi o combativo Daniel Ricciardo de Renault, seguido de Hamilton, com Lando Norris em oitavo e Sérgio Perez em nono com a Racing Point. O último ponto ficou com Daniil Kvyat da outra Toro Rosso.

Bernardo Bercht