person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresa de frutas e queijos da Randon em Vacaria completa 41 anos

Com sede em Vacaria - RS, empresa fundada em 1979 projeta crescimento de 15% da receita líquida para 2020, mesmo com cenário de pandemia

 

A RAR, empresa fundada por Raul Anselmo Randon, celebra seus 41 anos com expectativa de crescimento de 15% da receita líquida em 2020 (em relação a 2019 e projeção ajustada após início da pandemia). Mesmo durante a pandemia da COVID-19, que tem gerado efeitos em escala global, a RAR segue investindo na expansão de seus negócios. Recentemente a empresa adquiriu maquinário agrícola de última geração, no valor de R$ 1,5 milhão. Além disso, o e-commerce da empresa, spacciorar.com.br registrou um aumento de 247% no volume de vendas no período entre março e abril – no auge das medidas de isolamento social para contenção do vírus. Nos últimos 12 anos o crescimento da receita líquida anual da empresa foi de 8,7% ao ano na Rasip, 18,3% ao ano na RAR e de 11,4% ao ano no consolidado. Estamos otimistas para este ano, mesmo com o cenário adverso. A colheita da maçã neste ano teve bons resultados e vamos conseguir manter a meta de exportação que tínhamos previsto, além de seguir trabalhando no aumento da área de pomares cobertos, o que nos trará benefícios em longo prazo. Decidimos manter no planejamento a ampliação do portfolio, com itens de marca própria, pois entendemos que o mercado tem demandado muito do setor alimentício e há espaço para a inclusão de novos produtos premium”, conta o diretor superintendente da RAR, Sérgio Martins Barbosa. Ele adianta ainda que a empresa irá investir no aumento da capacidade de produção dos queijos tipo Grana e Parmesão.

 

Também neste ano, a RAR expandiu sua parceria com a empresa italiana Zanetti que resultou no incremento do portfólio da RAR importados, com o lançamento de dois novos queijos do tipo provolone: o Provolone Mandarino e Gigantino, ambos provenientes da Itália e que devem chegar aos consumidores brasileiros nos próximos meses.

Sergio afirma que a preservação dos valores familiares na rotina da empresa tem contribuído para manter o foco no crescimento durante a crise. “Estamos passando por um momento atípico e percebo que os ensinamentos deixados pelo fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, continuam extremamente pertinentes para que nos mantenhamos alinhados e firmes”, ressalta o diretor.

 

A HISTÓRIA DA RAR

Fundada por Raul Anselmo Randon, a RAR teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio. A empresa, com sede em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, teve início com a diversificação das atividades das Empresas Randon e chega aos 41 anos comemorando resultados positivos nos diferentes segmentos em que atua. Atualmente a RAR atua com as marcas Gran Formaggio, RAR Gourmet, Campos de Vacaria, RAR Importados, RAR Vinhos, RAR Agrícola e Rasip. Em 2018 a empresa lançou seu braço de franquias, a Spaccio RAR, com projeção de 60 unidades em todo o Brasil em cinco anos.

O diretor-superintendente da empresa, conta que a RAR surgiu do envolvimento de seu Raul com o campo, que era algo muito forte, já que na infância ele ajudava os avós a cultivar a terra. Em 1976 teve início o plantio das primeiras mudas de macieiras. Três anos depois foi fundada a RASIP, sendo hoje a terceira maior produtora e comercializadora de maçã do país. A produção iniciada em pouco mais de 200 hectares alcançou uma área de 1.100 hectares em produção ao longo de quatro décadas”, relembra Sergio.