Ser empreendedora está na natureza da mulher brasileira. Com dupla ou até tripla jornada, elas muitas vezes são as únicas mantenedoras dos seus lares. No Brasil, cerca de 40% dos domicílios têm mulheres como líderes. E este número tem avançado. A PepsiCo, que tem entre suas prioridades no Brasil contribuir com a promoção da equidade de gênero, está expandindo o Programa Mulheres com Propósito, iniciativa global realizada em parceria com o Fundes Latin America, com o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho. Desta vez, Porto Alegre foi a cidade escolhida e as mulheres da região terão a oportunidade de participar dos cursos gratuitamente.
No Mulheres com Propósito, a PepsiCo e o Fundes se uniram para oferecer capacitação e serviços que ajudam mulheres a criarem ou fortalecerem seus próprios negócios, incentivando a autonomia financeira. O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e, além do Brasil, já está operando no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Venezuela.
O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades no mercado de trabalho, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira. São três módulos presenciais – “Meu plano de vida”, com dicas para viabilizar sonhos e objetivos, “Habilidades exitosas”, sobre competências fundamentais para o desenvolvimento de carreira ou empreendimento, e “Networking”, a respeito do poder dos relacionamentos profissionais. Já os módulos online abordam temas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, gestão de estoque e registros, custos e resultados de negócio, entre outros.
A primeira turma do Mulheres com Propósito em Porto Alegre acontecerá entre os dias 10 e 13 de junho, com aulas entre as 9h e 12h. As inscrições são feitas em parceria com a Federação Gaúcha dos Bancos Sociais, que cederá o espaço e computadores para a realização dos cursos. Além da FGBS, o programa conta com o apoio da Unidasul, parceiro comercial da PepsiCo no estado.
No Brasil o programa é aberto para mulheres acima dos 16 anos, mesmo sem experiência com empreendedorismo. A iniciativa conta com parcerias com organizações não-governamentais que cedem sua estrutura física para impactar e facilitar o acesso.
“A PepsiCo é uma empresa que tem a diversidade em seu cotidiano. Temos atualmente 43% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e queremos chegar a 50% até 2025. Mas não basta apenas trabalhar o tema internamente. Precisamos e devemos impactar as comunidades em que atuamos, por isso nos preocupamos muito com programas de capacitação e oportunidades para que mulheres conquistem sua independência financeira. E o Mulheres com Propósito é um dos mais importantes com esta temática e por isso decidimos expandi-lo. Porto Alegre foi escolhida para esse momento por se tratar de uma cidade com uma relação tradicional com a companhia e fez todo o sentido trazer o programa para lá”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
E a relação da PepsiCo com o Rio Grande do Sul é antiga mesmo. A companhia opera no Estado desde a década de 50, quando chegou ao estado e ao Brasil por meio da marca Pepsi. Em breve será inaugurado o Mix Porto Alegre, um dos maiores e mais modernos centros de distribuição da empresa no país, com mais de 500 funcionários atuando no local, que vai otimizar e melhorar toda a operação na região, aumentando o acesso do consumidor à toda linha de produtos.
De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais da metade das novas empresas abertas em 2016 foi fundada por mulheres. E há equilíbrio entre mulheres e homens que são donos destas empresas recém-fundadas. Antes de Porto Alegre, o Mulheres com Propósito foi realizado em São Paulo, em 2018 e 2019, com grande sucesso.
“Aprendi quem sou eu, como empreender, calcular o preço dos meus produtos, planilhas, marketing, como lidar com os clientes... foram dicas e ensinamentos importantes, tanto que já quero informatizar a minha loja, consigo enxergar que estas são possibilidades para ela. Por isso que considero o nome Mulheres com Propósito muito bom, ele faz as mulheres acreditarem mais nelas próprias”, afirmou Cris Oguê, artesã, participante da primeira turma do programa e moradora da Zona Leste de São Paulo.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.
A América Latina é um setor da companhia que inclui todos os negócios de bebidas e alimentos e reúne 34 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossas unidades de negócio incluem as categorias de snacks, bebidas, biscoitos e nutrição, as quais geraram US$ 7.4 bilhões em receita líquida em 2018. Nosso negócio de bebidas na Região opera através de 12 engarrafadores importantes.
Saiba mais sobre a PepsiCo Brasil:
www.pepsico.com.br
www.facebook.com/PepsiCoBrasil
twitter.com/PepsiCoBrasil
Correio do Povo