person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Região Sul impulsiona liderança nacional da Montana Química no tratamento e proteção de madeira

Empresa tem conquistado resultados acima da média do país nos três Estados do Sul, com market share de mais de 60% no segmento de preservação

A Montana Química, empresa com 66 anos de tradição na preservação, tratamento e proteção da madeira, mantém, no primeiro semestre deste ano, sua força na Região Sul, confirmando sua preferência entre clientes dos três Estados e registrando crescimento acima da média nacional.

De acordo com dados recentes compilados pela empresa, a Regional Sul da Montana registra de 30% a 40% de market share em acabamentos para madeira (como tintas, vernizes e stains, na área de varejo) e mais de 60% nos negócios de preservação de madeira (tratamento químico, na indústria), com destaque em dois dos estados da região.

“A presença forte da marca nessa região também pode ser comprovada ao compararmos essa participação de mercado com o número de lojas nas quais estamos presentes”, afirma Elaine Guedes, diretora Comercial da Montana. “O Sul tem 20% do total de lojas do país com o perfil da Montana. Ao mesmo tempo, 55% das lojas do Sul comercializam nossos produtos.”

Considerando os dados do setor de tintas e vernizes publicados pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), o market share da Montana Química no varejo de vernizes no Sul foi de 33% em 2018 – ou seja, de cada três litros de vernizes/stains vendidos no ano passado no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, um litro foi da Montana. No país, o percentual é menor, considerando uma maior pulverização regional. “Nos últimos três anos, a regional Sul tem registrado um desempenho de 2 a 3 pontos percentuais acima da média nacional em vendas da Montana, que está significativamente acima do desempenho do mercado.”

Motivos do desempenho

Para Elaine, diversos fatores explicam esse desempenho da empresa na região. Uma delas é a colonização europeia, que reflete uma cultura de uso da madeira e de conhecimento de suas vantagens (como economia e sustentabilidade), além do hábito de manutenção preventiva da moradia. O clima, mais frio, também exige ambientes com conforto térmico, o que a madeira proporciona sobre outros materiais.

“Assim como em outras regiões, a presença forte da marca Montana Química é reflexo de serviço técnico qualificado, treinamentos frequentes, equipe exclusiva de trade marketing e exposição diferenciada de produtos, porém, essas vantagens acabam sendo impulsionadas pela demanda da região Sul, gerando interesse genuíno do pintor e do consumidor em se especializar na madeira”, explica a diretora.

A Montana Química, com sede em São Paulo, tem uma filial na região, em Porto Alegre (RS), lembra Elaine. Além disso, dois de seus importantes distribuidores estão no Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.


Novidades apresentadas na Construsul neste ano

A Montana Química anunciou oficialmente, durante a Construsul 2019 (22ª Feira Internacional da Construção), que passou a ser a distribuidora brasileira oficial no varejo da MTN Montana Colors, referência mundial em tintas sprays. O intuito da multinacional brasileira, de qualidade amplamente reconhecida pela indústria e por profissionais do setor, é cada vez mais ampliar sua marca entre os consumidores finais.

O anúncio é visto pela brasileira como um passo estratégico crucial na expansão de negócios e no fortalecimento de marca, e ocorre em um momento cronometrado: o setor de construção civil vive expectativa econômica positiva após cinco anos seguidos de queda e o varejo de tintas já registra números favoráveis nos primeiros meses do ano.

"A parceria foi costurada com base em uma série de coincidências que não reside apenas em nossos nomes", afirma Andreas G. De Salis, diretor superintendente da Montana Química. "Ambas as empresas trabalham com produtos inovadores, têm alto grau de percepção de qualidade pelo consumidor final e são especialistas em seus segmentos."

A parceria prevê, inicialmente, a distribuição das seguintes linhas e opções: MTN 94 (tinta acrílica sintética fosca / 60 cores), Hardcore (tinta acrílica sintética brilhante / 42 cores), PRO (categoria profissional / 7 cores), além de 5 tipos de Caps (que são os bicos usados nos sprays). As duas Montana esperam atingir público-alvo variado: artistas profissionais (como grafiteiros e artistas plásticos), profissionais da construção civil (como pintores e arquitetos) e consumidores em geral.

"Construímos uma cartela atrativa de cores não só pelo critério de sucesso de vendas, mas também pelo conceito de composição dentro das especificidades do mercado e da cultura brasileiros. Reforça esse conceito o fato de que as embalagens do MTN 94 serão exclusivas, em português", afirma o empresário.

Nova tagline

A Montana Química também apresentou na Construsul uma nova tagline: "Ideal para sua madeira", que ressalta o seu perfil de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira, soma e unifica as unidades de negócios (Preservação, Decore e Varejo), levando mais resultado para o cliente, assumindo assim o posicionamento de uma solução completa, tradição de qualidade, próxima dos clientes, feita para você, com argumentações claras e trazendo a madeira como único elemento construtivo renovável.

"A estratégia de utilizar a nova tagline reforça o compromisso da Montana Química de oferecer um enxoval de benefícios aos seus clientes além de um portfólio completo de produtos para a madeira", afirma Michel Sentinelo, gerente de marketing da Montana Química.

Sobre a Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que contempla a linha de preservação e produtos de alto desempenho para a área de marcenaria e indústria moveleira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.

Correio do Povo