person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

A poesia completa de João Cabral

Obra com organização, prefácio, notas e estabelecimento de texto de Antônio Carlos Secchin oferece um panorama por inteiro do poeta pernambucano

João Cabral de Melo Neto no terraço | Foto: Acervo da Família / Divulgação / CP

João Cabral por inteiro 

Em edição comemorativa do centenário lançada em novembro do ano passado, “João Cabral de Melo Neto – Poesia Completa (Alfaguara, 896p.) reverencia um dos maiores poetas de língua portuguesa do século XX. Conhecido pelo estilo conciso, rigor formal e apurada crítica social, o poeta e diplomata pernambucano tem sua poesia completa reunida, com seus primeiros poemas e depois seu primeiro livro, “Pedra do Sono”, lançado no início dos anos 1940, passando por textos clássicos como “O cão sem plumas”, “Morte e Vida Severina”, “A Educação pela Pedra”, “Museu de tudo”, “Auto do frade”, até “Sevilha Andando”, seu derradeiro livro. Nascido em 1920 em Recife e morto em 1999, João Cabral tem ainda seus textos póstumos, dispersos e inéditos, organizados por Antonio Carlos Secchin com a colaboração de Edneia Ribeiro. No prefácio, Secchin conta qual a intenção da organização da obra: “João Cabral publicou vinte livros de poesia. Tentarei apontar a originalidade cabralina não no acompanhamento cronológico do conjunto, mas através de um recorte que localize os traços inovadores de sua obra, a partir do elemento menor, o fonema, até o maior, um livro inteiro. Entre o fonema e o livro, atravessam-se a palavra, o verso, a estrofe e o poema, num progressivo alargamento do campo de referência. E na seção João Cabral por Ele Mesmo, o próprio ícone da poesia brasileira define o ofício: “A poesia é algo tão concentrado quanto o uísque, com um alto teor alcoólico. Pode-se escrever um romance de quatrocentas páginas. Um livro de poesia de quatrocentas páginas é inviável”. Ao final do prefácio, Secchin arremata a significação de Cabral para a poesia na nossa língua: “... João Cabral de Melo Neto representa, na poesia em língua portuguesa, a mais consequente conjugação de uma prática poética simultaneamente aberta à comunicação e a um elevado grau de elaboração e consciência formal”. Mais detalhes: companhiadasletras.com.br/titulos.php?selo=Alfaguara.  

 

 

O aprendizado com a pandemia 

As médicas psiquiatras, Elisa Fasolin Mello e Gilmara Bueno, estão lançando o livro "O Impacto da COVD-19: O que aprender com a Pandemia?".  Para marcar o lançamento, elas realizam uma live no dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 17h, com transmissão pelo Instagram: @revalorizavida. Em formato de e-book, a obra traz informações sobre a pandemia da Covid-19. As autoras oferecem uma visão publicações já existentes, apresentando um balanço do contexto histórico e político da pandemia no Brasil e no mundo. A obra busca colocar a visão da Psiquiatria, da Neurociência e o efeito "tsunami" das ondas da pandemia na saúde e na economia. Diante da iminência da segunda onda no Brasil, as autoras questionam: estaremos preparados? No livro, são apresentadas orientações e estratégias de enfrentamento que podem ser empregadas para minimizar os efeitos da pandemia na saúde física e mental da população. Por fim, o leitor também encontrará notas pessoais, indicando, a partir da experiência de cada uma, recursos e exemplos de superação às adversidades enfrentadas. O livro é uma produção da empresa ReValorizaVida, destinada à recuperação e valorização da vida, juntamente com a humanização das abordagens em Saúde Mental. A empresa atua por meio da plataforma digital gratuita, Mind Joint, desenvolvida para a identificação e prevenção de suicídio.