person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aglomerações e festas deixam gestores em alerta

Antes mesmo do fim do feriado de Carnaval, já há ampliação gradual da ocupação dos leitos de UTI

Imagens mostram aglomerações em praias e em bairros, como Cidade Baixa, na Capital | Foto: Mauro Schaefer

As imagens com aglomerações e festas nas praias e também nas cidades como Porto Alegre acenderam o alerta para os agentes públicos. A pauta foi tratada em pelo menos duas reuniões ontem, na prefeitura da Capital. A primeira, com representantes de cerca de 10 hospitais. A segunda contou com a participação do prefeito, Sebastião Melo (MDB), e do secretário Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho. “As aglomerações no Litoral nos preocupam. Precisamos conter isso e torcer para não se efetivar o rebote aqui”, disse o secretário da Saúde, Mauro Sparta, em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.

Segundo Sparta, havia a mesma preocupação com os reflexos das festas de Natal e Ano Novo, que acabaram não ampliando os números. Agora, no entanto, antes mesmo do fim do feriado de Carnaval, já há ampliação gradual da ocupação dos leitos de UTI. Porto Alegre hoje conta com 808 leitos de UTI, para pacientes Covid-19 e outras doenças. Atualmente, 795 estão ocupados. Destes, 299 em função do novo coronavírus. O secretário destacou que a prefeitura está atuando para ampliar o número de leitos.

Em relação às vacinas, Sparta afirmou que, por ora, não há risco de falta de imunizantes, como está ocorrendo em outros locais do país, caso do Rio de Janeiro. “Entregamos aos hospitais cerca de 80% das vacinas e, destes, 66% já foram utilizadas. Ainda temos estoque para as segundas doses e para dar início, amanhã (hoje), à imunização dos grupos de 83 e 84 anos, que são cerca de sete mil pessoas na cidade”, disse. Sparta destacou ainda que, segundo informações da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, aproximadamente 300 mil novas doses devem chegar ao Estado.

 

Taline Oppitz