person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Audiências da AL debaterão investimentos em estradas federais

Executivo vem enfrentando ampla mobilização contra o tema

Serão quatro audiências públicas para tratar do assunto | Foto: Galileu Oldenburg / Agência ALRS / CP

A Assembleia realizará, na próxima semana, quatro audiências públicas visando o debate do projeto que propõe a destinação de recursos estaduais para dar continuidade a obras em estradas federais. O texto está em tramitação no Legislativo e vem enfrentando muitas resistências, inclusive de parlamentares da base aliada. A iniciativa tem a autoria dos deputados Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia, e Juvir Costella (MDB), ex-secretário estadual dos Transportes. As discussões ocorrerão no âmbito da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Casa.

Entre as estradas beneficiadas, segundo a proposta do Executivo, estão o trecho da BR 116 Sul, próximo a Camaquã, município que sediará a primeira audiência, no dia 27, e a BR 116 Norte, na Grande Porto Alegre e Vale do Sinos, sendo a audiência realizada em Esteio, dia 28. Constam ainda a duplicação da BR 290 no trecho Eldorado do Sul-Pântano Grande, cujo debate ocorrerá em 29 de abril, e as obras nas regiões Centro-Oeste, nas cidades de São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul, cuja audiência irá acontecer também no dia 29, a partir das 15h. Representantes do governo, Dnit, Daer, políticos e representantes das comunidades já confirmaram presença nos debates.

Além do investimento de recursos do Estado em estradas federais, o Executivo está tendo de lidar com mobilização cada vez mais ampla, integrada por deputados aliados e da oposição, comunidades e entidades como a Federasul, contra concessões que levarão à instalação de praças de pedágios no Rio Grande do Sul. Um dos casos mais emblemáticos é o da ERS 118, cujas críticas aos pedágios se tornaram uma das principais bandeiras do movimento que deve inviabilizar os planos do Piratini. 

Taline Oppitz