person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmara de Porto Alegre começa ano em ritmo intenso

Legislativo terá sessões extraordinárias nessa semana

Trabalhos recomeçam nesta segunda-feira na Câmara | Foto: Ederson Nunes / CMPA / CP

O ano de 2022 na Câmara Municipal de Porto Alegre começa em ritmo intenso. Amanhã e quarta-feira haverá sessões extraordinárias com a previsão de análise de seis projetos do Executivo e um da Mesa Diretora. Das propostas da prefeitura, destaque para a votação, em segundo turno, do projeto que trata das mudanças nas regras de aposentadoria dos servidores públicos, e para o texto que promove modificações na tarifa no serviço de lotações.

Os vereadores também analisarão neste período proposta que autoriza a prefeitura a fazer empréstimo junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no valor de R$ 45 milhões para ser utilizado na execução de ações de saneamento.

As duas sessões serão no formato híbrido, o que tende a não ser um padrão ao longo do ano, segundo o vereador Idenir Cecchim, que assume hoje, às 16h, a presidência da Casa. Líder do governo no primeiro ano da gestão de Sebastião Melo (MDB), Cecchim substituirá o vereador Márcio Bins Ely (PDT) na presidência da Câmara. Na bagagem, ele traz o êxito de ter alcançado 100% de aprovação dos projetos do Executivo. Foram 64 propostas aceitas em plenário.

Segundo ele, a articulação que funcionou no primeiro ano, em especial com os partidos de oposição, será mantida na condução da Câmara. Apesar de reconhecer que o ano eleitoral trará mudanças no ritmo de trabalho, ele acredita que será possível votar propostas importantes. Um dos temas que deverá ganhar destaque neste ano no Legislativo é o de atualização do Plano Diretor.

Em tempo (1): a estimativa é de que metade dos vereadores da Capital disputem algum cargo na eleição de 2022.

Em tempo (2): Melo deve anunciar nos próximos dias quem será o substituto de Cecchim no cargo de líder de governo.

Em tempo (3): na oposição, a liderança passará de Pedro Ruas (PSol) para Aldacir Oliboni (PT). Ruas será o líder do partido.

Mauren Xavier (interina)