person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com influência eleitoral, Assembleia retoma atividades

Não estão previstos projetos polêmicos nesse último ano da legislatura

Assembleia Legislativa deliberou neste ano 164 projetos | Foto: Divisão de fotografia / Agência ALRS / CP

Na tarde desta segunda-feira, ocorre a mudança na presidência da Assembleia Legislativa, por meio de rodízio entre as quatro maiores bancadas. Na solenidade, marcada para as 15h, Gabriel Souza (MDB) passará o comando do Legislativo ao deputado Valdeci Oliveira (PT). Além disso, na Assembleia, apesar da questão programática que envolve as quatro presidências, Valdeci deve nortear a sua gestão focado em pontos mais sociais, como o próprio slogan diz: ‘menos indiferença, mais igualdade’.

O último ano da atual legislatura deverá ser mais tranquilo no que se refere às pautas do Executivo. O próprio governador Eduardo Leite (PSDB), na semana passada, reconheceu que os projetos mais duros e polêmicos já foram discutidos, como as reformas e as privatizações. “Agora, vamos trabalhar para manter essa relação de forma elevada. É um ano mais sensível, por ser ano eleitoral”, pontuou Leite.

É exatamente esse clima eleitoral que deverá influenciar, ainda mais nesse momento em que o tabuleiro eleitoral está em ampla movimentação. Entre elas estão a abertura da janela partidária que deverá alterar a composição de bancadas e o retorno de deputados licenciados aos cargos, além é claro das alianças e das federações. 

Legado 

De legado à frente da presidência da Assembleia, Gabriel Souza cita às ações de apoio ao combate da pandemia, como repasse de recursos junto com outros poderes à área da saúde e o auxílio na chamada “virada de chave” do Estado, uma vez que a Assembleia aprovou importantes projetos em 2021, como a reforma dos militares, a privatização da Corsan e a regionalização do saneamento, entre outras iniciativas.

 

Mauren Xavier (interina)