person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Elogios de Leite marcam posse de Gabriel Souza como governador em exercício

Presidente da Assembleia ficará até sexta-feira no cargo

Gabriel Souza (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) vivem impasse entre as siglas | Foto: Joel Vargas / ALRS / CP Memória

A rápida cerimônia de transmissão do cargo de governador interino ao presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), foi marcada por elogios do ocupante oficial do Palácio Piratini, Eduardo Leite (PSDB). Ao descrever o presidente da Assembleia, disse que ele "reúne muitas qualidades e conhecimento absoluto dos temas do Estado para poder ocupar essa função". No fim de janeiro, termina o mandato de Gabriel como presidente do Legislativo.

Nas articulações pela sucessão ao governo do Estado, Leite já sinalizou apoio a Gabriel na disputa ao Piratini neste ano, na possível retomada de uma aliança entre tucanos e emedebistas no Rio Grande do Sul. O MDB no momento enfrenta uma disputa interna, que deverá, ou não, culminar na realização de prévias marcadas para fevereiro próximo. Na disputa, destacam os nomes do presidente estadual do partido, deputado federal Alceu Moreira, e o de Gabriel, apesar de este ter já manifestado que não disputaria contra Moreira, pela relação histórica de ambos. 

"Sempre encontrei no deputado Gabriel Souza a abertura para o diálogo, para os bons debates e para a construção de convergências. Tenho certeza de que o Estado estará bem cuidado e que, além deste simbolismo, terá a condução de alguém que conhece os temas do Rio Grande do Sul”, afirmou Leite. Em resposta, o governador em exercício disse que o ato representava a harmonia dos poderes. "Ainda que independentes, os Poderes têm uma convivência respeitosa e convergência, mesmo nas divergências”, afirmou. 

O tucano também pontuou a questão geracional entre os dois. Leite tem 36 anos e Gabriel Souza completou 38 anos no último dia 2 de janeiro. "Não somos nem melhores e nem piores que ninguém, mas, nos une também essa característica da idade. Meus 36 anos, sei que não aprece. E os três dias de governo, talvez já lhe façam ter alguns cabelos brancos a mais", brincou Leite.

A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira logo após a assinatura de convênio para construção ponte Imbé/Tramandaí, região política de Gabriel Souza. 

Mauren Xavier (interina)