person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

MDB: dinâmica política pode alterar desfecho

Sem Sartori, partido aprovou a realização de prévias para fevereiro

Esta semana, Alceu Moreira foi homenageado na Assembleia | Foto: Joel Vargas / Agência ALRS / CP

O MDB gaúcho realiza neste sábado, a partir das 8h30, seu Congresso Estadual. O evento ocorre um dia após a realização de reunião do diretório estadual, que marcou as prévias do partido, para definir o candidato ao Piratini, para o dia 19 de fevereiro de 2022. Uma ausência sentida no encontro de quinta-feira foi a de José Ivo Sartori. O nome do ex-governador é reconhecido como o único capaz de unificar totalmente o partido, que pretende voltar a comandar o Piratini. Sartori, no entanto, já deixou claro a interlocutores e lideranças próximas que não irá concorrer e que as esperanças de ala do MDB devem ser esquecidas.

Com Sartori, que irá discursar no ato, fora de cena, o campo fica aberto para a confirmação da candidatura do presidente estadual, deputado federal Alceu Moreira. Nesta semana, ao ser homenageado pela Assembleia, Alceu Moreira afirmou que, aos 67 anos, perdeu o direito ao ego, à vaidade e a querer ser por ser. “Se eu puder ser útil para o meu país e à sociedade, estou à disposição para qualquer função. E não tenho sequer o direito de dizer que não estou preparado. Portanto, qualquer posição para mim está boa. Para continuar como deputado federal, para ser governador do meu Estado, estarei à disposição”, disse o dirigente.

Também cotado para disputar as prévias, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, jovem liderança meteórica do partido, tem dito que não disputará contra Alceu. Até fevereiro, no entanto, há tempo. Muito tempo. E a política é mais que dinâmica. 

Taline Oppitz