person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

O desafio da volta na educação

Retorno de aulas presenciais enfrenta resistências em Porto Alegre


É grande a expectativa da prefeitura de Porto Alegre em relação à divulgação da prévia do Mapa do Distanciamento Controlado, hoje no fim do dia. Caso a região da Capital siga na classificação laranja, de médio risco de contágio, a retomada das aulas presencias, por etapas, começará na segunda-feira. A iniciativa foi possível após reunião ontem, entre a prefeitura e o governo do Estado, que, na prática, acabou alterando regramento anterior do Distanciamento Controlado.

“A decisão foi tomada hoje (ontem). Com uma semana em laranja, já está liberada a retomada”, disse o procurador-geral do Estado à coluna. Até agora, somente poderiam retomar aulas presenciais municípios que estivessem classificados nas bandeiras amarela ou laranja por pelo menos 14 dias.

Porto Alegre fecha uma semana na cor laranja hoje. Apesar da possibilidade de apresentação de recurso até domingo pela manhã, caso a situação da região de Porto Alegre piore, e vá para vermelho, os critérios para a volta às aulas não integram a cogestão, portanto, uma reavaliação não seria possível. O calendário de retomada defendido pela prefeitura, no dia 5, pela Educação Infantil, terceiro ano do Ensino Médio, Educação Profissional e EJA. No dia 19, voltariam os anos iniciais do Ensino Fundamental e, em 3 de novembro, os anos finais do Ensino Fundamental e restante do Ensino Médio.

O retorno das aulas presenciais tem gerado resistências especialmente de professores e servidores de escolas, nos níveis estadual e municipal. Greves e ações na Justiça não estão descartadas. 

Taline Oppitz