person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Suplente deve assumir disputa ao Senado pelo PSB

Danny Figueiredo será substituir Airto Ferronato, que deixou a disputa

Ferronatto anunciou que sairia da disputa nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa | Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA/CP

A menos de 30 dias do primeiro turno da eleição, mais um revés envolvendo o PSB ocorreu nesta segunda-feira. O vereador Airto Ferronato renunciou à sua candidatura ao Senado. Ele deve ser substituído pela primeira suplente, Danny Figueiredo, também do PSB. Segundo Ferronato, a direção estadual negou apoio financeiro e político. “Estou bastante entristecido. Faltou justiça e lealdade. Minha candidatura foi isolada e hostilizada. Não recebi nenhum centavo”, disse, durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

O vereador afirmou que o PSB nacional recebeu R$ 268 milhões para as campanhas e que R$ 4,8 milhões vieram para o Estado. Ferronato, que está há 27 anos no PSB e comanda o partido em Porto Alegre, disse que continuará auxiliando as candidaturas socialistas. Isolado, o PSB decidiu manter o protagonismo após o recuo de Beto Albuquerque na disputa ao Palácio Piratini. Ferronato, assim como o atual candidato ao Piratini, Vicente Bogo, foram, então, para o sacrifício.

‘Ninguém foi iludido’, diz presidente do PSB

Presidente estadual do PSB, Mário Bruck afirmou que foi pego de surpresa pela decisão de Ferronato e que recebeu ofício do vereador apenas após a coletiva. “Em parte, ele tem razão. Em outra, não. Ferronato sabia que não viriam recursos da nacional para a majoritária, que está sendo bancada de forma franciscana pelo partido no Estado. Os recursos que vieram de Brasília estão sendo investidos nas candidaturas proporcionais. Ninguém foi iludido. Respeito o vereador, mas acho que ele foi precipitado”, disse Bruck à coluna. 

Taline Oppitz