person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí lança exposição virtual “As mulheres que estão no mapa”

Exposição é alusiva ao Dia Internacional da Mulher

| Foto: Andrise Morais

A partir de hoje,  8 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), de Ijuí, proporciona à comunidade, de forma online, por meio do endereço sites.google.com/unijui.edu.br/mulheres/, uma exposição com temática presente nos debates atuais, mas com uma perspectiva municipal. “As mulheres que estão no mapa” é o nome da exposição virtual que aborda a visibilidade e a representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, uma vez que as mulheres representam mais de 50% da população.

A mostra é uma reedição, no formato virtual, da exposição que já aconteceu de forma física no espaço temporário do Museu. Essa reedição marca um momento importante na história da Instituição. Neste ano, a comunidade acompanhará mais exposições virtuais reeditadas e que marcaram a história do Museu, como uma forma de comemorar os 60 anos de fundação do MADP.

A educadora e historiadora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Belair Aparecida Sstefanello, ressalta a importância da memória e da história para refletir as questões de gênero e afirma que "a exposição é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe do Madp no seu arquivo preservado e também no arquivo municipal disponibilizado, o que gerou um produto composto por fotos e dados biográficos reunidos em um site sobre as mulheres que dão nome às ruas de Ijuí. Esse conteúdo disponibilizado ao público também é acompanhadas de gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento ou homenagem a homens e mulheres tanto na nominação, quanto no tamanho ou importância das ruas. Com esta exposição esperamos dar visibilidade para a presença das mulheres na história local, levantando um debate em torno da representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, bem como ampliar o debate em torno das relações de gênero e classe, para a superação das desigualdades entre mulheres e homens".

Como conjunto da exposição, no dia 18 de março acontecerá um webinar, no canal do Youtube do Museu, com o título “Somos todas feministas! Entendendo os conceitos e a vida prática”. A palestra será ministrada por Ana Maria Colling, doutora e pesquisadora do tema, e mediada por Graciele Fabricio, historiadora e integrante da diretoria da APMI - Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ijuí, que desenvolverá, em parceria com o Museu, a conversa.

COLABORE