person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Semana de reencontros

Expodireto Cotrijal retoma seu lugar de vitrine tecnológica, centro de negócios e palco de debates sobre os rumos da produção rural neste início de março marcado pela busca de soluções para estiagens e conflito na Europa

| Foto: Alina Souza / CP Memória

Após dois anos, chegou a hora do reencontro. Adiada em 2021 em razão da pandemia de Covid-19, a Expodireto Cotrijal volta a ser realizada a partir desta segunda-feira, em Não-Me-Toque, com novidades na programação. O assunto que deve dominar os fóruns e os diálogos entre os produtores é a estiagem, que castiga a safra gaúcha de verão e levou a Farsul a calcular uma queda de 8% no PIB do Estado em 2022. 

Boa parte da programação da Expodireto 2022 será voltada à busca por alternativas para minimizar o impacto da falta de chuvas. O incentivo à irrigação será o tema de audiência pública do Senado, que ocorre no último dia do evento e que foi requerida pelo senador Luis Carlos Heinze. Em virtude da estiagem, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, prefere não fazer estimativas sobre o faturamento da feira. “Mas tenho certeza que irão sair grandes negócios”, afirma. Um dos fatores que sustentam o otimismo é o bom desempenho obtido pelo Show Rural Coopavel, que ocorreu em Cascavel (PR) em fevereiro e é considerada a primeira grande feira agrícola do ano no país. O evento se encerrou com um faturamento recorde de R$ 3,2 bilhões, embora o Paraná também sofra as consequências da falta de chuvas.

Como se não bastasse a perda provocada pelo clima, a Expodireto também ocorre no momento em que o mundo se depara com um conflito internacional, que deve provocar impacto no agronegócio – e que também será assunto durante os cinco dias de feira. O 32° Fórum Nacional da Soja, que ocorre na terça-feira, irá dedicar uma de suas palestras à inserção global do agronegócio brasileiro em tempos “turbulentos”, no contexto de um conflito armado entre Rússia e Ucrânia, que impacta no mercado mundial de grãos (em especial trigo e milho) e no fornecimento de fertilizantes para o Brasil. 

Pela primeira vez, a exposição irá contar com uma plataforma digital que permite acompanhar a distância os fóruns e palestras da feira. A programação, que ocorre de forma presencial nos auditórios do parque, também poderá ser acompanhada ao vivo pelo site www.expodiretodigital.com.br, com acesso gratuito, à exceção do Fórum Nacional da Soja. Serão cinco salas de transmissão, incluindo a Arena Agrodigital, para que o visitante possa escolher o que vai assistir. Os expositores, por sua vez, além de ocuparem o estande físico, vão exibir seus produtos em estandes digitais.

“A ideia foi reproduzir em ambiente virtual o parque de exposições, contando com as atrações principais da feira e seus setores, e fomentando ainda mais a difusão do conhecimento e a geração de negócios para além fronteiras”, explica o gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues. A Arena Agrodigital, espaço criado em 2020 para apresentar de forma detalhada as novas soluções tecnológicas, foi ampliada e agora conta com um número maior de expositores. Um dos destaques é o espaço destinado aos drones, ferramenta que vem ganhando espaço nas lavouras.

Na área internacional, a expectativa é pela participação de cerca de 50 países, com destaque para a representação da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que reúne 22 nações. O pavilhão internacional ganhou novo layout para esta edição, com o objetivo de torná-lo mais acolhedor. Segundo o coordenador do espaço, Matheus Prato da Silva, o formato híbrido da Expodireto 2022 fortalece a possibilidade de negócios. “A comunidade internacional está bastante confiante e empolgada com a retomada das feiras agropecuárias brasileiras”, afirma. 

Um dos espaços mais concorridos da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar conta nesta edição com 197 expositores, de 122 municípios, que irão oferecer ao público um farto cardápio de produtos coloniais. 

Em razão da pandemia de Covid-19, um protocolo de segurança foi adotado pela organização do evento. O acesso ao parque deverá ser feito com o uso de máscara. Totens com álcool gel foram distribuídos ao longo do parque para que o público faça a higienização das mãos. Casos considerados suspeitos de Covid-19 serão notificados para a vigilância de saúde de Não-Me-Toque. 

22ª Expodireto Cotrijal

  • Quando: 7 a 11 de março

  • Onde: Parque da Expodireto Cotrijal, ERS 142, Km 24, em Não-Me-Toque

  • Horário: 8h às 18h

  • Expositores: 545

  • Agricultura familiar: 197 expositores

  • Público: 265 mil (em 2020)

  • Entrada: gratuita

  • Estacionamento: R$ 35,00 (carros e motos)

 

Confira outros conteúdos sobre a Expodireto Cotrijal:

“Vai ser um ano muito desafiador”, prevê Manica

Incorporação da Coagrisol amplia a Cotrijal

Parque tem um recanto de delícias coloniais

Parque está pronto para os visitantes

Máquinas voltam às feiras com lançamentos

Fóruns discutem tendências do agro

Danton Júnior