person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Abertura dos Jogos Parapan-Americanos emociona em Lima

Delegação brasileira foi liderada por Leomon Moreno, do goalball

Cerimônia contou com 400 atletas brasileiros | Foto: CPB / Divulgação CP

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima começaram oficialmente nesta sexta-feira com a cerimônia de abertura realizada no Estádio Nacional do Peru. O Brasil foi representado com parte da delegação, cerca de 400 pessoas do total dos 512 que foram para a capital peruana, pois algumas competições já começaram. Leomon Moreno, do goalball, foi o porta-bandeira da delegação.

O evento contou com animado público que lotou as arquibancadas na fria noite em Lima. Entre as autoridades estavam presentes o presidente do país, Martín Vizcarra, além dos presidentes dos Comitês Paralímpicos Internacional, das Américas, do Peru e do Brasil, Andrew Parsons, Julio César Ávila, Carlos Neuhaus e Mizael Conrado, respectivamente.
Vizcarra foi bastante aplaudido pela plateia e fez um breve discurso. "É um competição que permitirá que nossos paratletas demonstrem o melhor de seu talento e, aos povos da América, reafirmar a amizade, respeito e igualdade. Seguindo a tradição, hoje declaro formalmente inaugurado o sexto Jogos Parapan-Americanos Lima 2019."

Carlos Neuhaus, que se tornou celebridade no país por conseguir entregar os Jogos, pediu que a competição "seja o início de uma revolução para que o paradesporto se torne prioridade em nossa agenda nacional".

No total, 33 países desfilaram no estádio. A Argentina abriu a apresentação das delegações e o Peru por ser o país-sede, fechou. Ao longo dos nove próximos dias, 17 modalidades estarão sendo disputadas em 14 locais espalhados pela capital peruana. Sete esportes garantirão vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020: basquete em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, futebol de 5 e goalball.

Estadão Conteúdo