person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Academia do PSG realiza competição com mais de 1,1 mil atletas em Porto Alegre

Torneio com 94 equipes ocorre pela primeira vez na capital gaúcha

Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil termina na segunda em Porto Alegre | Foto: Guilherme Almeida

Porto Alegre sedia até a próxima segunda-feira, a 5ª Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil, evento organizado pela base do clube de futebol francês. Participam da competição, realizada no Estádio Beira-Rio, 1,1 mil atletas de seis a 13 anos de todo o país, integrantes das franquias oficiais do PSG. É a primeira vez que o torneio, com 94 equipes, ocorre em solo gaúcho. “Prezamos muito pelos valores, como o aprendizado da vitória, da derrota, trabalho em equipe, respeito aos professores e aos pais”, frisou o diretor de Eventos da PSG Academy Brasil, Diego Jatobá.

A competição, iniciada na última terça, tem todo um caráter oficial, com o uso dos vestiários, entrada das duas equipes lado a lado, arbitragem, cumprimentos aos adversários, torcida na arquibancada, além de transmissão ao vivo pela Internet com narração e comentaristas. Uma das únicas diferenças em relação ao futebol regular é o campo. Quatro partidas ocorrem simultaneamente, cada uma ocupando um quarto do gramado do Beira-Rio. Os jogos são realizados durante todo o dia, das 8h às 22h.

Conforme o diretor, a equipe, com destaque no futebol mundial, entre outros aspectos, por ser o atual clube de atletas como o zagueiro brasileiro Marquinhos e o atacante francês Kylian Mbappé, além de ter sido a casa anterior de Neymar, também se preocupa com o aspecto educacional dos pequenos, algo que transcende o esporte. “Ensinamos o futebol europeu através da nossa academia, e é uma ferramenta que dá a eles a oportunidade de formar jogadores inteligentes, que possam se tornar pessoas de bem para o futuro. Para nós, o objetivo de ser atleta profissional é secundário”, comenta Jatobá.

Ele exemplifica, acrescentando que há parcerias do PSG com diversas instituições do Brasil e do exterior, oportunizando uma bolsa esportiva a quem tem destaque. “Acho que o futebol é uma excelente ferramenta de transformação”. A advogada Camila Fortuna, moradora do Rio de Janeiro, acompanhava os filhos, Gustavo, 11 anos, e Lucas, 8, enquanto a psicóloga Flávia Corazza, porto-alegrense e que também mora no Rio, é mãe de Lucas, 11, e Guilherme, 8. Os quatro jogam na unidade PSG Botafogo, na capital fluminense.

Camila disse estar “impressionada” com a estrutura oferecida em Porto Alegre. “Já fui em outras edições do campeonato, e cada vez me surpreendo mais. Isto aqui é um tapete. Eles estão aqui para aprender que todos precisam se ajudar, independentemente do resultado, e acho interessante esta questão do respeito. Estamos formando cidadãos”, salientou ela. “Na família somos todos colorados, então é a realização de um sonho, jogar no campo onde os ídolos deles jogam. Sentimos que os times são verdadeiras famílias, e a relação das crianças é fantástico”, comentou Flávia.

O técnico Darlan Filipe, do sub-7 da unidade Barra da Tijuca, também do Rio, disse ser “uma honra” trazer os pequenos para o campeonato. “A competição está em altíssimo nível, e podemos observar a qualidade técnica de cada jogador. Claro que todos querem ser campeões, porém minha expectativa é ver eles felizes e que possam desempenhar tudo aquilo que treinaram nas escolinhas”, afirmou ele. Além de Darlan, outro técnico de destaque é o ex-jogador Hudson, com passagens pelo futebol profissional do São Paulo, Cruzeiro e Fluminense, entre outros. O diretor técnico mundial da PSG Academy, Houri Benjamin, também acompanha o torneio em Porto Alegre.

Felipe Faleiro