person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Agência Mundial Antidoping pede suspensão da Rússia de competições de atletismo

Entidade ainda pediu banimento de cinco competidores russos

Wada divulgou relatório que considera sabotagem russa na Olimpíada de Londres | Foto: Fabrice Coffrini / AFP / CP Memória
A Agência Mundial Antidoping (Wada) pediu nesta segunda-feira a suspensão da Rússia de todas as competições de atletismo, inclusive os Jogos Olímpicos do Rio-2016, e ainda afirmou que os casos de doping que mancham o país "não poderiam ter acontecido sem consentimento do governo".

A entidade divulgou em Genebra um relatório bombástico, no qual considera que os Jogos de Londres-2012 foram "sabotados" pela presença de atletas dopados, e pede o banimento do esporte de cinco competidores russos, entre eles Marya Savinova, campeã olímpica dos 800 m na capital inglesa.

Pouco depois da divulgação do relatório, o ministro dos esportes da Rússia, Vitaly Mutko, afirmou que a Wada "não tem direito" de suspender o país das competições de atletismo. O relatório trata apenas de questões ligadas à Rússia e ao atletismo, mas a agência deixou claro que "o doping organizado também atinge outros países e outros esportes".

A Interpol, por sua vez, anunciou nesta segunda-feira, em Lyon, que vai coordenar a operação "Augeas", liderada pela França, para investigar casos de corrupção no atletismo. Na semana passada, o ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo, o senegalês Lamine Diack, que deixou o cargo em agosto, foi indiciado pela justiça francesa por suspeitas de "corrupção passiva e lavagem de dinheiro", sob acusações de ter recebido propina para encobertar casos de doping na Rússia.

AFP