person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alemanha examina suspeitas de corrupção na escolha da sede da Copa de 2006

Comitê de candidatura teria criado "caixa dois" para comprar votos

Alemanha examina suspeitas de corrupção na escolha da sede da Copa de 2006 | Foto: Roberto Schemidt / AFP / CP
A promotoria de Frankfurt está examinado o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2006, vencido pela Alemanha, e se existem elementos para suspeitar de corrupção, anunciou a procuradora Nadja Niesen. "Pode ter acontecido corrupção, fraude ou malversação", declarou a promotora da capital financeira da Alemanha, onde fica a sede da Federação Alemã de Futebol (DFB). "Ainda não iniciamos uma investigação (formal). Faremos isto se a suspeita for confirmada", completou.

Em um primeiro momento, os magistrados "examinarão os documentos a sua disposição", explicou Niesen. A justiça deve avaliar as suspeitas de compra de votos para a escolha, no ano 2000, da sede da Copa do Mundo de 2006.

A revista Der Spiegel revelou o caso na semana passada ao afirmar que o comitê da candidatura alemã criou um 'caixa dois' para a comprar de votos. O ex-presidente da Adidas Robert Louis Dreyfus está no centro das suspeitas. A DFB nega as acusações, mas admite um pagamento de 6,7 milhões de euros à Fifa, que - afirma - não tem vínculo com o Mundial.

"Não paguei dinheiro a ninguém para obter votos na atribuição do Mundial de 2006 a Alemanha", afirmou nesse domingo Franz Beckenbauer, ídolo histórico do futebol do país e coordenador da candidatura alemã, e depois da organização do torneio. A Alemanha recebeu 12 votos, contra 11 da África do Sul, após a abstenção do neozelandês Charles Dempsey no último turno da votação.

AFP