person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alice e Camilla Gomes garantem vaga olímpica para o Brasil na ginástica de trampolim

As brasileiras conquistaram a vaga inédita nas finais do Mundial, que serão disputadas neste domingo, a partir das 10h10

O Brasil assegurou neste sábado uma vaga olímpica na ginástica de trampolim, no individual feminino. A classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi obtida durante a disputa do Mundial da categoria, em Birmingham, na Inglaterra, por causa dos bons desempenhos de Alice Gomes e Camilla Gomes.

As brasileiras conquistaram a vaga inédita nas finais do Mundial, que serão disputadas neste domingo, a partir das 10h10 (horário de Brasília). Apesar das duas estarem na decisão, o Brasil garante apenas uma vaga em Paris, o que é algo inédito para o país.

A classificação olímpica não é inédita para o Brasil porque o País teve representante na Olimpíada do Rio-2016, por ser país-sede. Mas foi a primeira vez que a modalidade conquistou uma vaga olímpica por méritos próprios, sem o benefício de ser o anfitrião dos Jogos Olímpicos.

A vaga não é nominal. Logo, a decisão de quem irá para Paris cabe à Confederação Brasileira de Ginástica, já que a vaga é destinada à entidade e não para as atletas. Ou seja, a expectativa é que Alice Gomes esteja na Olimpíada, o que não descarta a classificação de Camilla Gomes, que poderá conquistar a vaga através das Copas do Mundo.

Alice Gomes fez uma apresentação impecável e terminou com 55,120 de nota, atrás das chinesas Yicheng Uh (56,220), Xueying Zhou (55,810) e Xinyi Fan (55,530). Camilla Gomes ficou em sexto, com 54,890. A canadense Sophiane Methot terminou em quinto, com 54,980.

Além do Brasil, a China e o Canadá também garantiram suas respectivas vagas olímpicas no trampolim feminino.

AE