person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Atletas australianos assinam petição para governo combater mudanças climáticas

“Como muitos australianos, experimentamos diretamente as consequências das mudanças climática”, citaram atletas, alertando para aquecimento global

Atletas australianos alertaram para emergência climática | Foto: Saeed Khan / AFP

Cerca de 300 atletas da Austrália divulgaram nesta segunda-feira uma petição enviada ao governo do país para que sejam adotadas medidas mais efetivas contra as mudanças climáticas. A petição online ganhou o título de "The Cool Down" ("o esfriamento", em tradução livre).

Entre os atletas estão referências de suas modalidades, caso do surfista Mick Fanning, dono de um título mundial, o ex-tenista Mark Philippoussis, o capitão da seleção de rúgbi, Michael Hooper, e a nadadora Cate Campbell.

"Como muitos australianos, experimentamos diretamente as consequências das mudanças climáticas. No momento, se a luta contra as mudanças climáticas fosse a Olimpíada, a Austrália não ganharia o ouro, não chegaríamos à final, não nos classificaríamos realmente", afirmaram os atletas.

Nos últimos anos, a Austrália tem enfrentado diversas catástrofes naturais, como incêndios, secas intensas e ciclones. Alguns destes episódios até afetaram competições esportivas, caso do Aberto da Austrália de 2020. Na ocasião, a organização do torneio de tênis chegou a cogitar disputar as partidas em quadras fechadas, para não colocar em risco a saúde dos tenistas.

AE