person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Atletas russos terão de disputar Jogos de Inverno sob bandeira neutra

COI suspendeu Rússia de modalidades olímpicas por doping de estado

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira que suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia dos Jogos de Inverno de 2018, por doping de Estado. O COI permitiu que atletas do país possam participar, embora sob bandeira neutra.

"Foi decidido suspender o Comitê Olímpico Russo com efeito imediato, assim como convidar de maneira individual os atletas russos a competir nos Jogos de PyeongChang, na Coreia do Sul, sob o nome de 'Atletas Olímpicos da Rússia' e sob a bandeira olímpica", informou comunicado.

A Comissão Executiva do comitê, reunida em Lausanne, na Suíça, tomou a decisão após conhecer os resultados do chamado "relatório Schmid", que investiga o doping de Estado na Rússia. "Trata-se de um ataque sem precedentes à integridade dos Jogos Olímpicos e do esporte. Como atleta, me sinto muito triste por todos os atletas que sofreram por esta manipulação", afirmou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, após anunciar as medidas.

Além da suspensão do Comitê Olímpico Russo, a Executiva do COI decidiu excluir o ex-ministro do Esporte, Vitaly Mutko, e seu então vice-ministro Yuri Nagornykh de qualquer participação futura nos Jogos Olímpicos. Atualmente, Mutko é o vice-primeiro ministro da Rússia, além de chefe do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2018 e presidente da federação de futebol nacional.

Também foi excluído o diretor do Comitê Organizador dos Jogos de Sochi 2014, Dmitry Chernyshenko, que integrava a comissão de coordenação dos Jogos de Inverno de Pequim 2022. Já o presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, foi suspenso como membro do Comitê Olímpico Internacional. Os russos também terão que pagar uma multa de US$ 15 milhões, que será destinada ao estabelecimento de uma Autoridade Independente de Exame Antidoping.

Como diz o comunicado do COI, a entidade poderá "revogar parcial ou totalmente" a suspensão do Comitê Olímpico Russo a partir do encerramento dos Jogos de PyeongChang, desde que o próprio comitê russo respeite as decisões.

Agência Brasil