person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Australiano impede sucesso de brasileiros no Circuito Mundial de Surfe

Na primeira etapa do ano, na Gold Coast, Matt Wilkinson vence Mineirinho e Filipe Toledo em sequência

Adriano de Souza foi eliminado nas quartas de final | Foto: Kirstin Scholtz / World Surf League / CP
Matt Wilkinson acalmou a tempestade brasileira. Na etapa de Gold Coast, Austrália, a primeira da temporada de 2016 do circuito mundial de surfe, o surfista local eliminou em sequência Adriano de Souza, nas quartas de final, e Filipe Toledo, na semifinal, os últimos dois remanescentes do país.

Nas duas baterias, ele conseguiu a virada nos instantes finais. Contra Mineirinho, atual campeão mundial, a vitória veio com o cronômetro zerado. O australiano precisava de 5,91 e conseguiu 6,33. Diante de Filipinho, foi faltando dois minutos. Wilkinson necessitava de somente 5,44. Alcançou a nota de 6,60. Foi a última onda da bateria. Toledo saiu com dores na virilha.

O Brasil não consegue repetir o sucesso da arrancada da temporada passada. Em 2015, o país conseguiu colocar três atletas na semifinal de Gold Coast. Filipinho venceu, enquanto Mineirinho e Miguel Pupo ficaram em terceiro.
Em 2016, depois dos dois, Caio Ibelli também obteve um bom resultado, terminando em nono lugar, após ser eliminado por Joel Parkinson no round 4. O resto decepcionou, especialmente Gabriel Medina. O campeão de 2014 terminou apenas em 13°, mesma posição de Jadson André, Wigolly Dantas e Italo Ferreira.

Na decisão, Matt Wilkinson conquistou o título da etapa, ao superar Kolohe Andino. As próximas etapas também serão na Austrália, a partir do fim do mês, em Bells e Margaret River.

Amauri Knevitz Jr.