person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasil enfrenta Irã nas oitavas do Mundial de Futsal

Em franca ascensão no cenário mundial da modalidade, adversário enfrentou brasileiros em uma decisão recente

Em sua despedida, Falcão se tornou maior artilheiro da história das Copas | Foto: FIFA / CBFS / Divulgação / CP
Se a referência for o futebol de campo, o confronto de oitavas de final do Mundial de Futsal, na Colômbia, pode parecer fácil para o Brasil. Porém, o Irã, adversário desta quarta, às 19h30min (de Brasília), representa um desafio importante. A equipe asiática tem crescido no cenário mundial.

As duas seleções se enfrentaram na final do último Grand Prix de futsal, em novembro do ano passado, em Uberaba-MG. Os visitantes venderam caro a derrota por 4 a 3, que rendeu ao Brasil o nono título da competição.

O Irã é o sexto no ranking da Fifa, atrás apenas de Brasil, Espanha, Rússia, Itália e Argentina. Venceu 11 dos últimos 14 torneios da Ásia. Tudo isso sem seguir a tendência de naturalização de jogadores. A equipe garantiu classificação às oitavas de final em terceiro lugar no Grupo F. Venceu o Marrocos por 5 a 3, perdeu para a Espanha por 5 a 1 e empatou com o Azerbaijão em 3 a 3, resultado que lhe custou uma posição e um cruzamento possivelmente menos complicado.

Já o Brasil avançou de forma arrasadora, com três vitórias na fase de grupos: 3 a 1 contra a Ucrânia, 11 a 1 contra a Austrália, e 15 a 3 contra Moçambique. Neste último jogo, Falcão bateu o recorde de Manoel Tobias e se tornou o maior artilheiro das Copas do Mundo, com 45 gols. Ele se despede da seleção nesta edição do torneio, em que o Brasil busca o seu sexto título sob a chancela da Fifa — o país tem outras duas conquistas anteriores.

Agora, porém, é a hora do mata-mata, em que o retrospecto conta pouco. Quem passar, enfrentará o vencedor de Colômbia e Paraguai. Rússia e Espanha surgem como possíveis adversários do Brasil em uma semifinal.

Correio do Povo