person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasil fica fora do pódio no Grand Slam de Paris de Judô

Seleção conseguiu apenas um quinto lugar no evento disputado neste fim de semana

Rafaela Silva foi a melhor brasileira na competição | Foto: Marina Mayorova / IFJ

O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de judô, em Paris, sem medalhas. Neste domingo, a principal esperança estava na gaúcha Mayra Aguiar (78kg), bicampeã mundial, mas ela decepcionou e caiu logo na estreia, ficando bem distante da luta por um lugar no pódio. A judoca da Sogipa duelou na estreia com a chinesa Fei Chen e levou a pior em um combate bastante equilibrado. Com duas punições para cada lado, a luta foi para o golden score, no qual Chen levou a melhor. Ela conseguiu uma imobilização e definiu o triunfo por ippon.

Na mesma categoria, o Brasil também foi representado por Samanta Soares. A judoca iniciou a trajetória também diante de uma chinesa, Kaili Zhang, e levou o combate para o golden score, no qual conseguiu o ippon. Na segunda luta, porém, ela caiu para a francesa Audrey Tcheumeo, após receber três punições. Na categoria até 70kg, Maria Portela e Ellen Santana foram eliminadas logo na estreia. Maria caiu para a brasileira naturalizada portuguesa Barbara Timo, também por três punições, enquanto Ellen encarou a croata Barbara Matic e acabou batida com um wazari.

Já entre as judocas do peso pesado (+78kg), Maria Suelen Altheman derrotou na estreia a francesa Valentine Marchand, por três punições, mas perdeu na segunda luta para a eslovena Anamari Velensek pelo mesmo motivo. Já Beatriz Souza perdeu logo na primeira luta para Shiyan Xu por ippon no golden score.

Melhor resultado foi um quinto lugar

No primeiro dia de disputas, no sábado, o Brasil foi representado por Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Eleudis Valentim, Nathália Brígida, Gabriela Chibana, Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros. Rafaela foi quem obteve o melhor resultado e chegou a lutar pelo bronze, mas ficou com a quinta colocação.

A equipe brasileira seguirá na Europa para mais dois compromissos nos próximos dois fins de semana. O primeiro será o Aberto de Oberwart, na Áustria, e, no fim de semana seguinte, a Seleção disputa o Grand Slam de Düsseldorf, na Alemanha. 

AE