person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasil leva ouro no Futsal

Seleção vence Uruguai na final e conquista o primeiro lugar nos Jogos Sul-Americanos de Medellín

Futsal brasileiro é ouro em Medellín | Foto: Washington Alves/Divulgação COB
Uma festa da Seleção Brasileira de futsal, no Coliseu Túlio Ospina, em Bello, região metropolitana de Medellín, coroou a irrepreensível campanha da equipe nos Jogos Sul-americanos de 2010. A medalha de ouro, conquistada após vitória sobre o Uruguai por 6 a 0, nesta sexta-feira, é mais uma consagração do time hexacampeão mundial .

Com medalha dourada no peito, jogadores e comissão técnica fizeram coro pela inclusão do esporte no Programa Olímpico. A campanha em Medellín teve contornos históricos, já que a competição serviu de cenário para o craque Falcão tornar-se o maior goleador da história do futsal brasileiro. A torcida colombiana, que lotou o ginásio em todas as partidas da equipe nacional e recebeu o Brasil como se fosse o time da casa, ainda teve como presente a medalha de bronze de sua seleção na partida que antecedeu a decisão. Os colombianos derrotaram a Argentina por 3 a 0.

A facilidade com que chegou à decisão, de forma invicta e com apenas dois gols sofridos, levava a crer que o confronto com os uruguaios seria tranquilo. Porém, no primeiro tempo, diante de forte marcação do selecionado celeste, o Brasil só abriu o placar a quatro minutos do fim. Uma linda tabela entre Ari e Valdin terminou com finalização do primeiro. Foi a senha para que a goleada se estabelecesse. Ao todo, foram três gols de Ari, dois de Lenisio Teixeira e um de Alessandro.

"A partida foi diferente da que disputamos na primeira fase. Tivemos algumas dificuldades na primeira etapa, mas depois conseguimos fazer uma leitura melhor do jogo e controlar o resultado. Demonstramos comprometimento total com a Seleção. O resultado é muito importante para o país. Cada conquista tem um sabor especial e representar o país é sempre um sentimento gostoso", analisou o pivô Lenísio, de 33 anos.

A possibilidade de subir em um pódio e colocar a medalha dourada no peito, ao invés de receber um troféu, como de costume em competições da modalidade, mexeu com os componentes da equipe, que depois de três participações em Jogos Sul-americanos e uma nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, sentem que o futsal pode fazer parte da programação esportiva dos Jogos Olímpicos. "Estamos mostrando que temos estrutura e comprometimento para participar dos Jogos Olímpicos. Temos o prazer de sempre jogar com nossa equipe principal em todas as competições com delegações organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O evento também teve um componente especial para mim e nunca vou esquecer o que vivi aqui", comemorou Falcão.


Resultado:

Brasil - ouro

Uruguai - prata
Colômbia - bronze

AFP e Correio do Povo