person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasileira conquista seu quarto ouro mundial em águas abertas

Ana Marcela defenderá seu título mundial na prova dos 25 quilômetros de Gwangju, no sábado

Ana Marcela Cunha, de 27 anos, chega a sua décima medalha em Mundiais | Foto: Handout / FINA Organising Committee via Yonhap / AFP / CP

A brasileira Ana Marcela Cunha, uma das grandes estrelas da natação em águas abertas, conquistou seu quarto título mundial e a décima medalha em Mundiais, nesta quarta-feira, na Coreia do Sul, ao garantir o ouro nos cinco quilômetros de Gwangju-2019.

A nadadora de Salvador, de 27 anos, terminou a prova nas águas de Yeosu com um tempo de 57 minutos e 56 segundos, um segundo à frente da francesa Aurélie Muller, que já foi vice-campeã nesta distância há dois anos, em Budapeste. A medalha de bronze foi para a americana Hannah Moore.

"Com esta vitória, Ana Marcela se torna a maior campeã da história das maratonas aquáticas (em Mundiais), superando a holandesa Edith Van Dijik, que tinha exatamente as mesmas nove medalhas que Ana Marcela antes da prova de hoje: três ouros, duas pratas e quatro bronzes", destacou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em sua conta no Twitter.

Seus três outros ouros foram conquistados na mesma distância, nos 25 quilômetros em águas abertas em Xangai-2011, Kazan-2015 e Budapeste-2017. A prova dos 25 quilômetros em águas abertas de Gwangju-2019 será no sábado, quando Ana Marcela Cunha defenderá seu título mundial. A distância de cinco quilômetros em águas abertas não faz parte do programa olímpico, por isso não valeu passagens para Tóquio-2020.

No último fim de semana, Ana Marcela Cunha terminou em quinto a prova dos dez quilômetros, a única distância olímpica em águas abertas. Com isso, qualificou-se para a competição no Japão no próximo ano. Para o Brasil, esta foi a primeira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, que começou na sexta-feira passada e vai até dia 28 deste mês.

AFP